7 remédios caseiros para gastrite: confira soluções naturais para o desconforto
A gastrite é incômoda e afeta não apenas o bem-estar do indivíduo, mas também no humor e no desempenho de atividades; veja como tratá-la naturalmente
Comum aparecer após exageros, a gastrite é caracterizada pela inflamação da mucosa gástrica, causa incômodos como azia, queimação, dor no estômago e náuseas. Esses sintomas podem interferir no bem-estar e no desempenho de atividades do indivíduo.
Felizmente, a natureza oferece diversas alternativas para aliviar esses sintomas e promover o bem-estar digestivo. Confira abaixo 7 remédios caseiros para gastrite, com dicas práticas de preparo e consumo, além de informações sobre suas propriedades benéficas.
Remédios caseiros para gastrite
1. Chá de Espinheira-Santa
Este chá promove ação cicatrizante, anti-inflamatória, analgésica e adstringente. Para prepará-lo, use uma xícara de água fervendo e adicione 1 colher de sopa da erva seca. Abaixe o fogo, tampe e deixe por 10 minutos. Coe e adoce a gosto, se preferir. Beba de 2 xícaras por dia, especialmente antes das refeições.
2. Suco de Batata
Este suco possui ação anti-inflamatória, emoliente e protetora da mucosa gástrica. Descasque e rale 1 batata média. Esprema o suco com um pano limpo e beba em jejum, cerca de 30 minutos antes das refeições. Tome 1 a 2 vezes ao dia, por no máximo 2 semanas seguidas.
3. Chá de Erva-Doce
O chá de erva-doce tem ação carminativa, digestiva, espasmolítica e anti-inflamatória. Prepare uma xícara de água fervente, adicione 1 colher de chá das sementes. Abaixe o fogo, tampe e deixe por 5 a 10 minutos. Coe e adoce a gosto, se preferir. Beba 2 a 3 xícaras por dia, especialmente após as refeições.
4. Chá de Camomila
Este chá possui ação calmante, relaxante, anti-inflamatória e cicatrizante. Para uma xícara de água fervente, adicione 1 colher de chá das flores secas. Abaixe o fogo, tampe e deixe por 5 a 10 minutos. Coe e adoce a gosto, se preferir. Beba até 2 xícaras por dia, especialmente antes de dormir.
5. Suco de Aloe Vera (Babosa)
O suco de aloe vera, apesar de incomum, tem ação anti-inflamatória, cicatrizante, analgésica e antiulcerosa. Extraia o gel de dentro da folha de babosa e bata no liquidificador com um copo de água. Coe e beba em jejum. Tome 1 vez ao dia, por no máximo 2 semanas seguidas, pois pode causar efeitos colaterais.
6. Chá de Gengibre
O gengibre possui ação anti-inflamatória, digestiva, carminativa e analgésica. Em uma xícara de água fervente, adicione algumas fatias finas de gengibre fresco. Abaixe o fogo, tampe e deixe por 5 a 10 minutos. Coe e adoce a gosto, se preferir. Beba 1 a 2 xícaras por dia, especialmente antes das refeições.
7. Alimentação
Alivie os sintomas da gastrite com uma dieta rica em frutas, verduras, legumes e grãos integrais, além de evitar alimentos gordurosos, picantes, processados e bebidas alcoólicas.
Os remédios caseiros podem ser úteis para aliviar os sintomas da gastrite, mas não substituem o acompanhamento médico necessário para casos crônicos. Consulte um profissional de saúde para um diagnóstico preciso e tratamento adequado.
Como evitar gastrite?
Beba bastante água ao longo do dia para auxiliar na digestão e na recuperação da mucosa gástrica. A prática regular de exercícios físicos, como caminhadas ou yoga, contribui para o bem-estar digestivo e para a saúde em geral.
Fontes: Mayo Clinic; Doctorália.
“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”