5 melhores exercícios para reduzir dor no nervo ciático
A dor no nervo ciático pode ser causada por inflamação
O nervo ciático é o maior nervo do corpo humano, responsável pelo controle das articulações do quadril, joelhos e tornozelos, assim como dos músculos das pernas e pés.
Devido a compressão e inflamação, algumas pessoas sentem dor no nervo ciático.
DOR NO NERVO CIÁTICO POR INFLAMAÇÃO
A dor no nervo ciático se dá geralmente por uma inflamação, causada principalmente por uma compressão ou dano ao nervo intensificada por estresse, má postura e envelhecimento natural do organismo.
Dor no nervo ciático causas
- hérnia, artrose e outras doenças degenerativas;
- gravidez;
- sedentarismo;
- má postura;
- traumas por acidentes;
- movimentos repetitivos;
- sobrecarga de peso na coluna;
- tumores e infecções.
NERVO CIÁTICO INFLAMADO SINTOMAS
Os principais sintomas do nervo ciático inflamado são dores, queimação ou formigamento na região lombar, glúteo, panturrilha ou pernas.
- queimação local;
- dor no quadril;
- dormência ou formigamento na perna;
- fraqueza na parte debaixo do corpo;
- dor ao tossir ou espirrar;
- desconforto em manter uma mesma posição;
- dificuldade de deixar coluna ereta.
Assista: Dicas caseiras para dor no nervo ciático
TRATAMENTO PARA NERVO CIÁTICO
A melhor forma de aliviar a dor no nervo ciático é com medicação receitada por médico, massagem, fisioterapia ou mesmo compressas mornas.
A alimentação também pode ter um efeito na redução da dor, com alimentos anti-inflamatórios como linhaça, cebola, gergelim e alho.
Outra forma de tratamento muito válida são exercícios que aliviam a dor e a compressão no nervo.
5 EXERCÍCIOS PARA O NERVO CIÁTICO
Os exercícios abaixo funcionam como fortalecimento da região onde fica o nervo ciático. Não é recomendado realizar esses exercícios se você estiver em uma crise de dor.
Consulte um profissional da saúde especializado para ter o melhor tratamento para dor no nervo ciático.
Elevação do quadril
Também chamado de "ponte", esse exercício consiste em elevar o quadril do chão com os braços ao lado do corpo e os calcanhares firmes.
Alongamento em uma cadeira
Sentado de uma cadeira com postura ereta, coloque o tornozelo sobre o joelho da outra perna e puxe ele para próximo ao peito.
Prancha isométrica
Fique de quatro no chão com a ponta dos pés e os braços apoiados. Contraia o abdômen e os glúteos e fique com o corpo alinhado por quanto tempo conseguir.
Alongamento de costas
Deitado de costas, dobre as pernas, mantendo os calcanhares no chão. Coloque o tornozelo sobre o joelho oposto e puxe a perna para perto do seu peito.
Postura "gato-vaca"
Essa é uma postura do yoga que fortalece a coluna. Fique em quatro apoios e arqueie a coluna para baixo, com a cabeça para cima. A seguir, arqueie a coluna para cima, com a cabeça para baixo. Fique alternando entre essas duas posturas.
Veja também: chás e sucos para reduzir o colesterol alto
Esta matéria não substitui um diagnóstico médico, nem o tratamento adequado a ser prescrito por um profissional de saúde. Se suspeita de nervo ciático inflamado ou tem dor no nervo ciático, procure um médico para investigação e início de tratamento.
“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”