Dicas para escolher Ovo de Páscoa mais saudáveis
Veja as melhores dicas para escolher Ovos de Páscoa da melhor qualidade. Além disso, confira ingredientes que devem ser evitados.

Clique aqui e escute a matéria
Escolher o Ovo de Páscoa pode ser uma missão complicada para algumas pessoas. Não é exclusivamente pelo preço elevado, mas sobre a qualidade nutricional do produto, principalmente para os mais atentos em seguir uma dieta.
Saber escolher bem os ovos de Páscoa é importante, porque estamos num período em que o consumo de chocolate no Brasil aumenta expressivamente.
Ler os rótulos com atenção é o primeiro passo para fazer boas escolhas. Porque o chocolate em si não é vilão e o ideal é o consumo com moderação e com dose alta de cacau - acima de 70%.
"Escolha ovos feitos com ingredientes naturais e de origem sustentável, evitando todo e qualquer chocolate com óleo de palma na composição. Evite também produtos de origem duvidosa em que a marca ou o fabricante não forneça informações claras sobre a origem dos ingredientes usados", recomenda a nutricionista Letícia Canelada, ao Globo Esporte.
Ela faz ressalva de que o consumo nesta época, isolado, não é capaz de estragar o cuidado do ano inteiro. "Coma um pouco por dia e aproveite essa época do ano. Ovos de Páscoa estão longe de serem nutritivos para o corpo, mas podem fazer um bem danado para a mente. Não é um único Ovo de Páscoa que prejudicará toda a sua saúde. Faça com que a sua relação com a comida seja leve", diz.
Dicas para escolher Ovo de Páscoa saudável
Opte pela maior quantidade de cacau possível na composição. Isso deixará o produto amargo, mas também mais saudável;
Dê preferência a produtos produzidos com ingredientes naturais e de origem sustentável;
Comprar ovos artesanais pode ser uma boa, porque tradicionalmente são feitos com ingredientes de melhor qualidade do que aqueles produzidos em escala industrial;
Outra vantagem de ovos artesanais é que a produção pode atender a restrições alimentares específicas, como alergia à proteína do leite de vaca, intolerância à lactose e sensibilidade à caseína A1;
Se o rótulo não der informações claras sobre os ingredientes e a tabela nutricional, é melhor não comprar;
Lendo o rótulo, prefira o produto que tiver o menor número de aditivos e conservantes.
Ingredientes que devem ser evitados
- Xarope de milho com alto teor de frutose (HFCS);
- Maltitol;
- Gordura trans;
- Corantes artificiais;
- Conservantes BHT e BHA;
- Aromatizantes artificiais.
Ingredientes que devem ser valorizados
- Cacau orgânico;
- Açúcar de coco;
- Extratos naturais;
- Manteiga de cacau, óleo de coco, manteiga ou azeite de oliva.
Páscoa cristã: tradições, data e verdadeiro significado