Guerreiros do Sol é baseada em fatos? Descubra origem da trama do Globoplay

Rosa e Josué existiram de verdade? "Guerreiros do Sol" é ambientada no universo do cangaço; entenda se a história é real ou ficção.

Publicado em 03/07/2025 às 23:52
Google News

Clique aqui e escute a matéria

"Guerreiros do Sol" arrebatou os internautas!

Escrita por George Moura e Sergio Goldenberg ("Onde Nascem os Fortes"), a produção já figura entre os programas mais assistidos do Globoplay na atualidade.

A força da história de amor de Josué (Thomás Aquino) e Rosa (Isadora Cruz) e meio à temática do cangaço tem feito miuitos internautas se questionarem se a trama é baseada em fatos. Entenda a seguir!

Guerreiros do Sol é baseada em uma história real?

Reprodução/Globoplay
Isadora Cruz em Guerreiros do Sol - Reprodução/Globoplay

Ambientada no sertão do Nordeste, entre os anos 20 e 30, "Guerreiros do Sol" é uma história de ficção, livremente inspirada na história de Lampião e Maria Bonita e de outros casais do cangaço nordestino no início do século XX.

"É uma história de amor que acontece no meio de uma guerra, e essa guerra é a guerra das contradições do Brasil de ontem e do Brasil de hoje. A gente, ao contar essa história, está trafegando numa narrativa audiovisual que é a narrativa do cangaço, que tem uma característica muito peculiar: ela é extremamente local e extremamente universal", destacou George Moura, em entrevista ao O Tempo.

A novela é baseada no livro "Guerreiros do sol: Violência e banditismo no Nordeste do Brasil", do pesquisador recifense Frederico Pernambucano de Mello.

Publicada pela primeira vez em 1985, a obra caracteriza os cangaceiros, e tem como um de seus focos o aprofundamento do icônico casal citado. 

Considerado uma das maiores autoridades sobre a pesquisa do cangaço brasileiro, Frederico Pernambucano de Mello atuou como consultor de pesquisa e conteúdo para a novela do Globoplay.

Tags

Autor