A Viagem, grande sucesso da Globo em 1994, está sendo reprisada no Vale a Pena Ver de Novo. Uma coisa que pouca gente sabe sobre a trama é que ela poderia ter tido uma continuação, mas a sinopse foi descartada pela Globo.
O Retorno, sugerida pela coautora de A Viagem Solange Castro Neves, foi rejeitada pela emissora. Ela tentou emplacar a sinopse novamente recentemente, mas a Globo continuou negando, segundo o colunista Flávio Ricco.
Em 2021, Solange Castro Neves revelou em uma entrevista ao TV História que entregou a sinopse de O Retorno para a Globo há anos, mas a emissora teria chegado à conclusão de que o público não estava pronto para a nova trama.
"A trama tem como ideia principal o processo da reencarnação, ou seja, a vida após a vida. Certamente, todos aqueles que se encantaram com a temática de A Viagem, gostarão de saber que a vida é a continuação de uma longa história e que tudo tem uma razão de ser. Não cai uma folha da árvore sem que o Pai tenha ciência disso", explicou.
Nova tentativa
O assunto voltou à tona em 2024, quando a novelista tentou reenviar a proposta para a emissora. ""Eu tenho uma sinopse que gira em torno da reencarnação de Diná [Christiane Torloni], Otávio [Antonio Fagundes] e Alexandre. Os três nasceriam em famílias diferentes e se reencontrariam para acertar as contas que não conseguiram na vida passada", ela revelou, em entrevista ao Uol.
Além da continuação, existiram projetos para transformar A Viagem em um musical e em um filme, mas nenhum deles foi para a frente.