Bonner explica como Globo antecipou perfil do Papa Leão XIV

Embora não estivesse entre os favoritos, o cardeal Robert Francis Prevost já tinha seu perfil preparado antes do anúncio do novo Papa

Publicado em 09/05/2025 às 8:37
Google News

Clique aqui e escute a matéria

Na edição desta quinta-feira (8), o Jornal Nacional revelou os bastidores de uma reportagem que chamou a atenção do público logo após o anúncio do novo Papa.

O âncora William Bonner explicou como a TV Globo conseguiu divulgar, poucos minutos depois da escolha do pontífice, um perfil detalhado do cardeal norte-americano Robert Francis Prevost, que adotou o nome de Papa Leão XIV.

"Muita gente se perguntou como a Globo conseguiu fazer uma reportagem tão rápida sobre o novo Papa", disse Bonner durante o telejornal. Ele esclareceu que, nos dias que antecederam o conclave, a equipe de jornalismo se dedicou a preparar perfis dos cardeais considerados possíveis sucessores de Francisco.

Embora 131 cardeais tenham participado da votação, o jornal identificou um grupo de favoritos e produziu 37 perfis detalhados, entre eles o de Prevost — mesmo que ele não aparecesse entre os nomes mais cotados nas principais apostas.

“Um dos trabalhos do jornalista também é se planejar”, destacou Renata Vasconcellos, que apresentou o Jornal Nacional dos estúdios no Brasil.

A fala encerrou o mistério em torno da agilidade da cobertura, ressaltando a preparação estratégica da redação da Globo para cobrir o evento de repercussão mundial.

Tags

Autor