Vale Tudo: Globo mantém abertura clássica com retratos o Brasil e faz homenagem a Gal Costa
Letra de Cazuza na voz de Gal Costa, a trilha sonora da abertura permanece, mesmo após tantos anos. Agora, as imagens trazem o novo retrato do País

Clique aqui e escute a matéria
Com a voz de Gal Costa cantando "Brasil", de Cazuza, a Globo compartilhou a abertura da novela Vale Tudo, que vai ao ar em 31 de março. Da obra original, somem as cenas dos manifestantes vestindo verde e amarelo, de greves e marchas militares e as fotos de atores na tela. Agora, surge filmagens de jogos de azar, de queimadas e a foto clássica dos livros de geografia mostrando a diferença de classes.
Cenas da natureza e de pontos turísticos brasileiros permanecem, como o Cristo Redentor. Produtos agrícolas, carnaval e capoeira também. A peça de apenas um minuto ainda traz o contraste entre a riqueza e a pobreza, mas com as belezas da favela, com aceno para o morro com cenas de funk e balé.
Ainda há a representação religiosa, com uma bíblia, seguida de uma pessoa jogando búzios. Por fim, uma homenagem a Gal Costa, que morreu em 2022.
A representação do Brasil
O remake do clássico homônimo de 1988 permanece com a trilha sonora "Brasil". “Essa música tem algo muito interessante e que conduz, que é ‘Brasil, mostra a sua cara’. A gente partiu muito de tentar identificar que caras são essas no Brasil. E, realmente, desde o início, tentamos trazer um retrato do país, e com todos seus fragmentos”, explica a designer Júlia Rocha, que liderou o projeto.
“Então, sempre foi essa ideia de fragmentar esse Brasil e juntar em uma grande vitrine do que seria um retrato. Claro que não conseguimos abarcar tudo, mas tentamos trazer uma colagem com que as pessoas consigam se identificar.”
A abertura exibe uma sequência de imagens que representam o Brasil, enquanto a música traz um grito de protesto em meio às desigualdades nacionais.
"Trabalhamos muito a questão dos contrates, das camadas, da identidade do Brasil. A procura desta identidade na diversidade e complexidade. Essa palavra, ‘complexidade’, é muito importante", conta a profissional.
Compare as duas versões da abertura:
VALE TUDO - 1988
VALE TUDO - 2025