“Renascer”, novela das nove da TV Globo, é um sucesso de audiência. Mas, a narrativa do coronel do cacau não agradou a todos. A ONG Vozes de Anjos, focada na defesa dos direitos das crianças, entrou com uma ação contra a emissora carioca pela forma com que o romance de José Inocêncio (Marcos Palmeira) e Mariana (Theresa Fonseca) é retratado.
Para a organização sem fins lucrativos, a novela romantiza o incesto, mesmo que na trama assinada por Bruno Luperi os personagens não tenham parentesco. Eles apontam o vocabulário utilizado por Mariana para se referir ao marido. A jovem chama José Inocêncio de “painho”.
Na ação, a Vozes de Anjos pede a reestruturação da narrativa do casal com foco em deixar claro que não se trata de uma relação intrafamiliar. A ONG ainda pede que a TV Globo promova ações para evitar os danos causados pela possível romantização do incesto.
“Renascer” é a novela das nove da TV Globo. Adaptação da obra original de Benedito Ruy Barbosa exibida em 1993, vai ao ar de segunda a sábado após o Jornal Nacional. O roteiro é assinado por Bruno Luperi.
*com informações de Metrópoles