José Inocêncio (Marcos Palmeira) encontrará desafios para poder se casar com Mariana (Theresa Fonseca) em Renascer.
Enquanto isso, João Pedro (Juan Paiva) sofrerá calado e priorizará a felicidade do pai, já os outros filhos ficarão bem insatisfeitos com medo de perder dinheiro.
Eles exigirão que o pai compartilhe a herança antes de se casar, com medo de que a "garota" dê um golpe no produtor de cacau e arranque a fortuna da família.
Bento ainda dirá que ele e os irmãos vão impedir o pai de se casar caso ele não cumpra com o combinado.
O protagonista ficará chocado, mas, no fim, concordará em dividir a fazenda - desde que nunca mais tenha que dar um tostão aos herdeiros.
Porém, até chegar a uma conclusão, o ricaço terá um embate tenso com os filhos do meio. Especialmente com o personagem de Marcello Melo Jr, que será mais incisivo em sua exigência pela fortuna.
"A gente conversou muito... E queríamos discutir um assunto com o senhor", começará o rapaz, fingindo que não é a cabeça pensante por trás do plano.
José Venâncio apenas terá entrado na onda, e os outros dois filhos sequer terão sido consultados.
"Bom... É o seguinte... Quando mainha morreu, a gente era muito criança, e nem fazia sentido o senhor tratar desse assunto com a gente...", continuará o advogado, em cenas que devem ir ao ar nesta terça (13).
"Por mais que o senhor quisesse, nem poderia", completará Venâncio. Inocêncio insistirá para eles desembucharem logo.
"Da herança dela!", cuspirá Bento. "Da minha herança, você quer dizer?", corrigirá o protagonista.
"Que era dela também... Já que o senhor e ela se casaram em comunhão universal de bens", explicará o advogado, que confessará estar pensando nisso "há um tempo".
Venâncio tentará encurtar o assunto: "O Bento achou que podia ser uma boa a gente fazer a partilha dos bens de mainha. E agora esse lance entre o senhor e Mariana...", dirá ele.
"É que, também pela lei, depois da morte dela, metade da metade que pertencia a ela deveria ser repartida entre a gente... Os filhos que ela teve com o senhor", insistirá o advogado.
O protagonista não conseguirá engolir a raiva.
"Num formei filho bacharel pra ter que passar por isso!", esbravejará. Bento também perderá a linha.
"Formou para assistir ao senhor ser feito de besta pela primeira pilantra que cruzasse o seu caminho? É simples: ou o senhor resolve essa partilha ou não se casa com Mariana!", sentenciará.
O ricaço perguntará quem ele pensa que é, e Bento dirá que não é ele quem os colocou nessa situação, mas, sim, a lei.
"Por que você não usa teu conhecimento da lei, José Bento, que são tanto, pra ganhá a vida? Tô lhe fazendo uma pergunta muito séria!", encurralará o noivo.
O malandro ficará na defensiva. "Desculpe, mas eu não estou contra o senhor. Estou a favor dos interesses da nossa família!", anunciará ele.
Inocêncio ficará ainda mais irritado: "Até agora você só me falou dos teus direitos e dos direitos dos teus irmãos... Mas nesses ano tudo nunca pensô em cumprî os seus dever!".