Se você assiste “Renascer”, novela das nove da TV Globo, deve saber que José Inocêncio (Marcos Palmeira) guarda um diabo na garrafa. Chamado de cramulhão, ele protege o coronel da morte e garante a prosperidade nos negócios. Neste texto, vamos explicar a lenda do diabinho na garrafa.
O cramulhão é um personagem recorrente nas novelas de Benedito Ruy Barbosa. Ele apareceu em “Pantanal” (1990) e “Paraíso” (1982). A lenda do diabo na garrafa é uma história muito conhecida no folclore brasileiro.
Conheça a lenda do diabinho na garrafa
Segundo a sabedoria popular, o diabinho na garrafa é o resultado de um pacto com Satanás, normalmente para conquistar bens materiais ou proteção. E existe todo um ritual para conseguir manter o cramulhão na garrafa.
O diabinho na garrafa é fecundado em um ovo de galinha encantado durante a Quaresma e o coisa-ruim nasce em 40 dias. Assim que o ovo choca, quem fez o pacto precisa manter o capetinha em uma garrafa fechada com uma rolha.
Durante a vida, a pessoa que fez o pacto conquista tudo que sempre quis. No entanto, como pagamento oferece sua alma ao inferno.
*com informações de Observatório da TV