O remake da novela Renascer tem chamado a atenção dos telespectadores e conquistado sucesso entre o público. No entanto, detalhes da história original foram alterados na nova versão.
Recentemente, uma dessas alterações ganhou destaque na trama da personagem Buba, interpretada por Gabriela Medeiros. Na história, ela revela a José Venâncio, papel de Rodrigo Simas, que é uma mulher trans. No entanto, essa não foi a abordagem da versão original.
Renascer: quem era Buba na versão de 1993?
Na primeira versão, a personagem foi interpretada por Maria Luísa Mendonça. Em ambas as versões, Buba tem um relacionamento com José Venâncio, que é casado.
Na trama de 1993, Buba foi descrita como uma pessoa intersexo. Embora tenha sido chamada de hermafrodita nos capítulos da novela, essa terminologia caiu em desuso.
Em entrevista ao Gshow, Bruno Luperi, responsável pelo remake, destacou o motivo que o levou a modificar esse detalhe na história da personagem: "A questão de Buba ser uma pessoa intersexo na primeira versão foi tratada de forma muito bem estabelecida e que trouxe muitos avanços. A necessidade de uma nova interpretação disso, diante do cenário atual, na minha visão, mostrou-se importante. A ideia não é retirar uma questão, mas sim adicionar novas camadas e trazer o tema da diversidade, o tema de gênero sob uma nova perspectiva que permita mais discussões".