Exposição "Ressignificar", por Pedro Lapa, anima o centro do Recife nesta sexta (04)

Exposição marca os 10 anos de trajetória de Pedro Lapa explorando, por meio da arte, emoções profundas e a relação entre identidade e saúde mental

Publicado em 04/07/2025 às 20:52
Google News

Clique aqui e escute a matéria

O centro do Recife está cada vez mais sendo palco de exposições de artistas locais. Dessa vez, Pedro Lapa trouxe a exposição "Ressignificar" à Galeria RAIZ, no Recife Antigo. A inauguração da mostra iniciou às 19h nesta sexta-feira, 4 de julho.

Com o subtítulo de "memórias entre a arte e a saúde mental", o objetivo da coleção é explorar dores do emocional e ressaltar que a arte ainda é um lugar seguro. 

A mostra comemorativa celebra não apenas o aniversário de carreira de Pedro Lapa, mas uma década de produção marcada por mergulhos intensos entre tintas, sentimentos e reconstruções.

Ressignificar não é apenas o nome da exposição, mas a síntese de um processo contínuo de investigação artística, simbólica e emocional, um caminho trilhado com coragem, vulnerabilidade e propósito.

"Tudo começou quando eu quis me retratar. Na ocasião, queria expressar uma afeição de angústia, de ansiedade, e não quis retratar o que eu via no espelho. Em vez disso, optei por representar esse sentimento através de cores e formas diferentes. Foi assim que criei aquele primeiro retrato, no qual me identificava como um mar turbulento", explica Pedro Lapa.

Alice Lins/JC
Pedro Lapa, artista e médico, na exposição "Ressignificar: 10 anos de mergulhos entre arte e a saúde mental" - Alice Lins/JC

Ao longo dos últimos dez anos, o artista desenvolveu uma linguagem visual que une a força estética da arte à dimensão terapêutica.

Os trabalhos emergem de um território íntimo, onde dor, memória e saúde mental se transformam em matéria-prima. Cada tela carrega fragmentos de histórias pessoais e coletivas, lembrando ao público que todos carregam cicatrizes e, com elas, também possibilidades de cura.

A exposição convida o visitante a viver uma experiência de reconexão com si mesmo, por meio da contemplação e do simbolismo. 

"A partir da minha experiência, surgiu o desejo de retratar outras pessoas. Mas não como elas se veem no espelho, e sim pelos sentimentos e emoções que estavam vivenciando naquele momento. Ressignificar, nesse sentido, é um convite para que todos reflitam sobre como gostariam de ser vistos ou de se enxergar de verdade. É um olhar para além do espelho", finaliza.

A mostra está disponível para visitação até o dia 19 de julho, na Galeria RAIZ, na Rua da Moeda, 71 - Recife, PE. A entrada é gratuita.

Tags

Autor