EVENTOS NO RECIFE

Hospital Jayme da Fonte inaugura o auditório "Capiba" nesta quinta (03)

O hospital foi o primeiro pronto-socorro privado do N/NE - segundo do Brasil - e se transformou em um moderno complexo hospitalar!

Cadastrado por

Alice Lins

Publicado em 03/07/2025 às 18:23
Antonio Jayme da Fonte, superintendente do Hospital Jayme da Fonte - Alice Lins/JC

Fundado em 1955, no Recife, por Jayme Wanderley da Fonte, o Hospital Jayme da Fonte celebra 70 anos de trajetória, consolidado como uma das grandes referências em assistência à saúde no Brasil.

Com mais de 200 leitos, duas UTIs completas e atendimento de urgência e emergência 24 horas em traumato-ortopedia, clínica médica, cirurgia geral e cardiologia, a instituição é reconhecida pela excelência dos serviços.

Em comemoração a sete décadas de atuação, o hospital inaugura auditório, intitulado Capiba, em homenagem ao pernambucano Lourenço da Fonseca Barbosa, considerado o maior compositor de frevos do país.

A cerimônia de abertura ocorreu na tarde desta quinta-feira, dia 3 de julho, às 16h, com a presença de familiares do músico, incluindo sua viúva, Zezita. Já no dia 22 de julho, as celebrações seguem com uma missa comemorativa, às 18h30, na Igreja das Graças

Um momento especial dedicado à música também se fez presente no evento. O Trio Capiba a Riba apresentou clássicos inesquecíveis do Mestre, resgatando o legado musical de Capiba.

Além de Zezita estiveram presentes no evento e prestaram homenagens tanto ao hospital, quanto a Capiba: o ministro do STJ, Og Marques Fernandes; o desembargador do TJPE, Eduardo Guilliod Maranhão; e o jornalista Arthur Carvalho.

A escolha pelo nome foi iniciativa do médico Antônio Jayme da Fonte, superintendente da unidade, que teve uma relação próxima com o artista.

"Tivemos a honra de compartilhar vários momentos juntos com o nosso Capiba, que por algumas vezes, precisou dos nossos serviços de saúde", relembra Antônio Jayme da Fonte. "É uma honra podermos prestar esse reconhecimento a um pernambucano que tanto nos orgulha e é um símbolo de pernambucanidade, como nós", diz.

Localizado no 9º andar do prédio, o novo auditório tem quase 200 metros quadrados, capacidade para até 100 pessoas e inclui acessibilidade para cadeirantes. O espaço foi construído seguindo os mais modernos padrões de sustentabilidade, com iluminação e refrigeração pensadas para reduzir impactos ambientais.

"Nossa trajetória, iniciada como o primeiro pronto-socorro privado do Norte e Nordeste, segue com o mesmo padrão de excelência para garantir uma assistência de qualidade aos pacientes, e condições ideais para os médicos atuarem", finaliza.

Tags

Autor