Cinco artistas pernambucanos, ligados às tradições do coco, da ciranda e do maracatu de baque solto, iniciaram na última terça-feira (1) uma turnê por cidades da França, da Holanda e da Europa. As apresentações fazem parte do projeto Caravana da Cultura Pernambucana, promovido pela Terno da Mata Produções, com incentivo do Funcultura, da Fundarpe e da Secretaria de Cultura de Pernambuco.
Os shows vão até o dia 5 de agosto e contam com os artistas Mestre Anderson Miguel, Mestre Arnaldo do Coco, Mestre Lu do Pneu, Juninho do Coco e Nailson Vieira. Os cinco farão oficinas percussivas e apresentações em espaços culturais, praças e centros comunitários. Também integram a parte musical Karin Ursula, como backing vocal e produtora, e Guilherme Otávio, no trompete.
As cidades incluídas são:
- Ardèche, Sète, Paris e Drôme, na França;
- Amsterdam e Utrecht, na Holanda;
- e Londres, no Reino Unido.
O diretor da Terno da Mata, Sérgio Melo, explica que a caravana foi pensada pora dar visibilidade à produção de artistas que atuam na Zona da Mata e em Olinda: "Nosso objetivo é fomentar a circulação internacional e ampliar o acesso do público europeu à produção musical desses mestres, que também estarão lançando seus álbuns e ministrando oficinas com enfoque formativo".
A ação também prevê a produção de conteúdo audiovisual a partir da experiência internacional. Entre os trabalhos a serem divulgados estão os álbuns “Encanto e Poesia” (Anderson Miguel), “A Arte do Mestre” (Arnaldo do Coco), “Meu Axé” (Juninho do Coco), “Coco do Pneu” (Lu do Pneu), “Sonorosa” (Anderson Miguel) e “O Mundo de um Cirandeiro” (Nailson Vieira), disponíveis nas principais plataformas de streaming.
A proposta reúne nomes de diferentes gerações, territórios e identidades. O projeto também remonta a uma experiência anterior de intercâmbio internacional, realizada em 2012 por alguns dos artistas envolvidos, entre eles o mestre Arnaldo do Coco. É possível acompanhar a turnê pelo instagram @ternodamata.