Novo sistema viário do Cais José Estelita entra em funcionamento nesta quarta-feira (2)

As pistas originais da Avenida Engenheiro José Estelita serão fechadas para o início das obras da construção do novo parque urbano

Publicado em 01/07/2025 às 15:24
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Nesta quarta-feira (2), começa a funcionar o novo sistema viário do Cais José Estelita, na área central. Os dois sentidos da pista da Avenida Engenheiro José Estelita serão definitivamente fechados para a construção do novo parque urbano do Recife, que terá dez hectares de área pública.

Com isso, o fluxo de veículos será dirigido para as seis faixas — três em cada sentido, construídas na área adjacente ao empreendimento imobiliário localizado no Cais. A mudança entra em vigor a partir das 7h.

Como funcionará o novo sistema viário?

Divulgação/Prefeitura do Recife
Entenda novo sistema viário do Cais José Estelita - Divulgação/Prefeitura do Recife

"Serão três novas faixas: três no sentido Zona Sul-Centro e outras três sentido Centro-Zona Sul. Toda essa infraestrutura construída garante quase 10 hectares que vão ter utilização pública (a partir dos novos parques que serão feitos), tanto na área da margem da bacia do rio Pina quanto na área da Memória Ferroviária, que já faz divisa com a Avenida Sul", explicou o prefeito João Campos.

"Essas ações de área pública são mitigação da iniciativa privada. Tem mais de R$ 120 milhões em obra que o privado está fazendo para fins de utilização pública, que foi uma pactuação do projeto aprovado pela Prefeitura. Então, a partir de amanhã será liberado esse novo viário e já será iniciada a construção de um dos novos parques da cidade para essa área", garantiu ele.

Serão duas avenidas paralelas: uma mais próxima à Bacia do Pina, no sentido Zona Sul-Centro; e outra no sentido Centro-Zona Sul, próxima à área onde funcionará o futuro Parque da Memória Ferroviária. Ela será chamada de Avenida Senador Francisco Pessoa de Queiroz. Assim, s condutores que vêm do Centro em direção à sentido Zona Sul serão desviados logo após os armazéns do Cais José Estelita para a nova via. Já os que vêm no sentido oposto pegam o desvio depois do Cabanga Iate Clube.

Benefícios

Os retornos entre as quadras facilitarão a redistribuição do fluxo, reduzindo deslocamentos desnecessários. O sistema também contará com ciclovias e calçadas mais largas e niveladas.

Quando o parque for entregue, a Avenida Dantas Barreto será prolongada, criando um eixo direto entre a Praça da República e o mar, com travessia nivelada para pedestres.

Todas as intervenções viárias foram realizadas pelos empreendedores do projeto imobiliário localizado no entorno, com custo total de R$ 50 milhões.

“Além da melhoria na fluidez e conectividade entre o Centro e a Zona Sul da cidade, o projeto traz um novo tratamento para a mobilidade ativa, através da criação de novas calçadas, travessias elevadas e novas ciclovias”, explica a presidente da CTTU, Taciana Ferreira. Agentes e orientadores de trânsito estarão no local durante os primeiros dias da mudança.

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