Cidade submersa há mais de 3 mil anos é descoberta no mar Mediterrâneo, próximo a Roma

Arqueólogos anunciaram a descoberta de uma cidade submersa que remonta a mais de 3 mil anos na costa de Campo di Mare, região do Lácio,

Publicado em 01/07/2025 às 17:16
Google News

Clique aqui e escute a matéria

Arqueólogos anunciaram a descoberta de uma cidade submersa que remonta a mais de 3 mil anos na costa de Campo di Mare, região do Lácio, no Mar Mediterrâneo, a poucos quilômetros de Roma, na Itália.

A área corresponde, segundo os pesquisadores, a uma antiga vila ou pavilhão portuário do período romano. A revelação traz novas perspectivas sobre a ocupação e o uso costeiro da região na Antiguidade.

A descoberta é resultado de expedições realizadas entre 2023 e 2024, sob coordenação da Soprintendenza Archaeologia Belle Arti Paesaggio Etruria Meridionale, órgão italiano responsável pela proteção do patrimônio arqueológico.

Os primeiros indícios surgiram após relatos de pescadores locais sobre estruturas incomuns no fundo do mar.

A partir disso, mergulhadores e pesquisadores encontraram ruínas de muros de pedra, ruas pavimentadas e artefatos cerâmicos, confirmando a existência do assentamento submerso.

Entre as possíveis causas do afundamento, os especialistas apontam a atividade sísmica frequente na região, além de mudanças climáticas e desastres naturais, como tsunamis e tempestades intensas, que podem ter contribuído para a elevação do nível do mar e a submersão gradual da cidade.

A descoberta é considerada uma das mais importantes da arqueologia subaquática recente na Itália.

Fonte: BNews

Tags

Autor