Duelo de IA: veja como fazer o Claude "brigar" com o ChatGPT por respostas melhores
Usuários estão comparando respostas entre os principais chatbots da atualidade para descobrir qual é mais eficiente em diferentes tipos de perguntas

Clique aqui e escute a matéria
Na era da inteligência artificial, não são apenas os humanos que disputam atenção e competência. Os grandes protagonistas do momento são os chatbots avançados como o ChatGPT, da OpenAI, e o Claude, desenvolvido pela Anthropic.
E uma nova "moda" entre os usuários da internet tem movimentado redes sociais e fóruns: colocar os dois para “brigar” – ou melhor, competir – para ver quem dá a melhor resposta.
Mas afinal, como fazer esse “duelo de bots”? A ideia é simples e serve tanto para curiosidade quanto para testes práticos de desempenho.
Veja o passo a passo:
1. Tenha acesso aos dois modelos
Atualmente, o ChatGPT pode ser usado gratuitamente (com o modelo GPT-3.5) no site da OpenAI, e versões mais avançadas, como o GPT-4, estão disponíveis na versão paga.
Já o Claude pode ser acessado através da plataforma da Anthropic (claude.ai), também com uma versão gratuita e uma mais robusta por assinatura.
2. Escreva uma mesma pergunta para ambos
Escolha uma pergunta – pode ser algo sobre atualidades, conselhos, explicações científicas, planejamento de viagens ou até criatividade. Copie e cole a mesma pergunta em ambas as plataformas. Por exemplo:
- “Crie uma história curta com um final inesperado”
- “Qual é o impacto da inteligência artificial na educação?”
- “Quais são os pontos turísticos mais importantes de Lisboa?”
3. Compare as respostas com senso crítico
Após obter as respostas dos dois bots, compare os seguintes aspectos:
- Clareza e coerência do conteúdo
- Criatividade (em caso de tarefas imaginativas)
- Profundidade e detalhamento da explicação
- Tom da linguagem (mais técnico ou mais amigável)
- Possíveis erros ou confusões.
Alguns usuários até publicam capturas de tela para que outras pessoas opinem: qual resposta foi melhor?
4. Use para aprender – e não só para julgar
Embora a brincadeira de fazer Claude e ChatGPT "brigarem" tenha se tornado uma tendência de entretenimento, o mais interessante é observar como diferentes modelos de IA lidam com o mesmo desafio.
Ambos foram treinados com grandes volumes de dados, mas com filosofias diferentes: a OpenAI tende a privilegiar precisão e versatilidade; já a Anthropic foca em segurança e alinhamento ético.
5. O veredito depende de você
Não existe uma “resposta certa” para quem é o melhor. Em alguns testes, Claude é considerado mais filosófico ou sensível, enquanto o ChatGPT se destaca em tarefas práticas e estruturadas. A depender da pergunta, um pode ser mais útil que o outro.
Mais do que uma “briga”, essa competição entre inteligências artificiais reflete a evolução da tecnologia e a curiosidade natural dos humanos.
Experimentar, comparar e aprender com as diferenças entre Claude e ChatGPT pode ser, além de divertido, uma excelente ferramenta para tomada de decisão, produção de conteúdo e até para o dia a dia.
E aí, vai de Claude ou ChatGPT? Ou prefere os dois em modo "duelo de gigantes"?