Caixa Cultural Recife apresenta exposição 'Conexões Viscerais' com coração gigante
Obra apresenta um coração anatômico que ocupa o espaço com suas artérias, em forma de metáfora para as relações, memórias e histórias

Clique aqui e escute a matéria
A CAIXA Cultural Recife recebe a icônica exposição 'Conexões Viscerais' em seu espaço. A mostra é marcada pelo coração gigante que já passou anteriormente pelo Centro de Artes e Comunicação, na UFPE.
A abertura acontece no dia 10 de julho, às 19h, por meio de uma visita guiada com o artista Eliú Damasceno e o Coletivo Viscerais. A curadoria da obra, por sua vez, ficou a cargo das professoras Joana D'Arc Lima e Renata Wilner.
Além da instalação da obra, também ficam disponíveis 24 fotografias realizadas pelo coletivo e por Vitor Diniz, artista convidado para a mostra. As imagens mostram o processo de confecção do coração, onde também abordam sobre os olhares na cidade do Recife, sobre o corpo e sobre as relações.
Conheça a mostra
'Visceral' é o nome dado à instalação que forma um coração em formato anatômico - com artérias - em meio ao espaço. A proposta é transformar a cidade em um organismo vivo, com veias que carregam histórias, corpos e emoções.
A matéria-prima da obra reúne objetos de construção civil, além de técnicas que reúnem texturas, materiais e tonalidades para remeter às vísceras.
Ver essa foto no Instagram
A exposição "Conexões Viscerais" integra a programação comemorativa dos 45 anos da CAIXA Cultural, desde a abertura da primeira unidade em Brasília e os 13 anos da CAIXA Cultural Recife. A programação de 2025 convida todos os públicos a "culturar", isto é, a viver a cultura como ação e movimento nos espaços culturais da CAIXA, que também contam com unidades no Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Curitiba, Fortaleza e Brasília.
Serviço
- Local: CAIXA Cultural Recife – Av. Alfredo Lisboa, 505, Bairro do Recife
- Datas de visitação: 11 de julho a 24 de agosto de 2025
- Horários: de terça a sábado, das 10h às 20h; domingos e feriados das 10h às 18h
- Entrada gratuita
- Classificação Livre