Entre o calor do Recife e os ecos de um parque londrino imaginado, o escritor paulista Ubiratan Muarrek lançou Meio do Céu, na noite desta segunda-feira (30), na Livraria do Jardim, na Boa Vista, centro do Recife.
O lançamento contou com um debate conduzido pela professora, escritora e pesquisadora Fernanda Pessoa, que mediou a conversa com o autor diante de um público atento às camadas da narrativa.
Meio do Céu abandona o conforto do narrador tradicional e convida o leitor a habitar diálogos secos e silêncios espessos, em uma construção que rompe com a linearidade.
A trama se passa em Londres, em 25 de julho de 2000, o mesmo dia em que o Concorde caiu em Paris, matando 113 pessoas. Essa tragédia serve como metáfora central para uma história sobre ruínas, afetivas, sociais, históricas.
"O livro é num formato de peça teatral, é um trabalho de dramaturgia, mas ele é feito para engajar muito o leitor. São diálogos, ele é construído inteiro em diálogos. É uma experiência muito diferente para aquele leitor que está acostumado com os romances mais convencionais, mas eu acredito que ele pode oferecer uma experiência literária revigorante e estimulante", afirma Ubiratan Muarrek.
Com passagens de destaque na literatura nacional, como Corrida do Membro (2007) e Um Nazista em Copacabana (2016), semifinalista do Prêmio Oceanos, Muarrek retorna ao Recife com uma narrativa que é, ao mesmo tempo, reencontro e provocação.
"Eu convido os leitores aqui, principalmente os leitores do Recife, uma cidade que eu admiro muito, de uma história e de uma cultura que me fascinam, vai ser uma alegria muito grande, para mim, ter os leitores aqui, então eu ofereço esse livro para o Recife e para Pernambuco", conclui.
O livro já está disponível para compra na Livraria do Jardim, na Av. Manoel Borba, 292 - Boa Vista, Recife. Também pode ser adquirido nas livrarias virtuais.