A clássica montagem “O Mercador de Veneza”, com o ator Dan Stulbach, chega à Caixa Cultural Recife de 24 de julho a 2 de agosto. As apresentações serão de quinta a sábado, às 20h.
O espetáculo adapta um dos textos mais emblemáticos de William Shakespeare com direção de Daniela Stirbulov. Dan Stulbach interpreta o agiota judeu Shylock.
Esta adaptação contemporânea de uma trama do século XVI foca em Shylock e explora a história sob sua perspectiva.
A narrativa realça temas atemporais como antissemitismo, preconceito racial e conflitos movidos pelo lucro.
A trama central gira em torno de Antônio, um mercador que, para auxiliar o amigo Bassânio, contrai uma dívida com Shylock, oferecendo uma libra de sua própria carne como garantia.
O não cumprimento do pagamento culmina em um julgamento dramático.
“Lidar com os desafios shakesperianos é abrir espaço para o risco, para o confronto com o que somos e com o que podemos ser”, afirma a diretora Daniela Stirbulov.
“Vilões e heróis se confundem nas máscaras sociais. A obra, atravessada por tensões religiosas e preconceitos, nos confronta com questões sobre intolerância, identidade e justiça, tão atuais quanto no tempo em que foi escrita”, completa.
A peça aprofunda-se em temas como preconceito e intolerância a estrangeiros, oferecendo uma reflexão sobre as transformações das relações humanas e tensões sociais.
“Estar à frente da direção me possibilitou criar um universo contemporâneo. A história, escrita no contexto do capitalismo emergente do século XVI, foi transportada para os anos 1990, década marcada pela aceleração da globalização e pelo surgimento de uma nova ordem mundial”, destacou Stirbulov.
Ingressos:
Os ingressos para o evento custam R$ 30 a inteira e R$ 15 a meia-entrada, esta última disponível para clientes CAIXA e para os casos previstos por lei.