Como usar o ChatGPT para estudar? Conheça 3 prompts "secretos"

Sabia que é possível utilizar o Chat GPT para organizar os seus estudos e aprender mais? Confira como utilizar a ferramenta de maneira poderosa

Publicado em 27/06/2025 às 15:22
Google News

Clique aqui e escute a matéria

Ferramentas como o ChatGPT podem ser aliadas para quem deseja aprender sobre diversos temas de maneira gratuita e em casa.

A inteligência artificial pode ajudar com dicas para organizar seus estudos e como mergulhar em determinado assunto em pouco tempo.

Para isso, basta utilizar alguns prompts específicos para ajudar o chat a fornecer as informações valiosas que você deseja.

A seguir, confira alguns prompts para usar o ChatGPT para estudar de maneira fácil:

Como dominar um assunto em 30 dias

Quer aprofundar seus conhecimentos em um tema em apenas 30 dias? Com um aprendizado direcionado, o chat fornece explicações simples que ajudam na compreensão dos assuntos e facilita a organizar como você pode aprender mais rápido.

Prompt: Aja como um especialista em [digite o assunto desejado aqui]. Explique os conceitos mais importantes e forneça exemplos do mundo real para ilustrar cada um. Então, me dê um guia passo a passo para dominar esse tópico nos próximos 30 dias.

Plano de Aprendizagem

Para quem está se sentindo meio perdido na hora de estudar alguma coisa, um plano de estudos personalizado pode ser uma ótima estratégia.

O ChatGPT pode ajudar sugerindo como elaborar um plano de aprendizagem para te dar mais foco nos estudos e organização.

Prompt: Ajude-me a elaborar um plano de aprendizagem personalizado para dominar [digite o assunto desejado aqui]]. Divida-o em tarefas, áreas de aprendizagem, recursos recomendados e exercícios práticos que eu possa fazer para desenvolver minhas habilidades.

Mentoria Virtual

Esse prompt auxilia com a orientação de um mentor virtual em uma área específica com conselhos práticos e direcionados.

Prompt: Assuma o papel de um mentor em [digite a área de interesse]. Ofereça conselhos, insights e dicas práticas para alguém que está começando neste domínio, incluindo armadilhas comuns e como superá-las.

Apesar do potencial da Inteligência Artificial em facilitar o aprendizado, é fundamental lembrar que ela não substitui um curso formal, um especialista ou um estudo aprofundado e dedicado.

Tags

Autor