Status do WhatsApp terá anúncios de empresas entre as publicações
A Meta informou que as propagandas servirão para "encontrar novas empresas e iniciar conversas com facilidades sobre produtos ou serviços".

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Empresa responsável pelo WhatsApp, a Meta anunciou na última segunda-feira, 16 de junho, que o aplicativo de mensagens passará a ter propagandas entre os status.
Junto com a novidade dos anúncios, a empresa de tecnologia também informou que donos poderão pagar para impulsionar seus canais e cobrar assinatura por conteúdo exclusivo.
As novidades devem chegar de maneira gradativa no mundo todo. No entanto, a Meta afirmou que o processo levará meses para ser concluído. As mudanças são mais um passo da Meta para ganhar dinheiro com o app de mensagens.
As notícias sobre propagandas nos status do aplicativo não se agora. Desde de 2018 já haviam rumores sobre o assunto, e em 2023, Will Cathcart, líder do WhatsApp, disse que a publicidade chegaria a essa área e aos canais.
“Nossa equipe tem discutido nossos planos de desenvolver um modelo de negócio que não interfira nas suas conversas pessoais há anos e acreditamos que a aba Atualizações é o espaço ideal para colocar esses novos recursos em prática”, diz o WhatsApp no comunicado publicado sobre as funcionalidades.
A empresa destacou que as mudanças não afetarão os usuários que usam o WhatsApp de forma pessoal.
"Aqueles que usam o WhatsApp apenas para conversar com seus amigos e familiares continuarão tendo a mesma experiência de sempre”, diz o comunicado.
Além disso, também está mantida a criptografia de ponta a ponta nas conversas, grupos e status pessoais.
Como as propagandas funcionarão nos status do WhatsApp?
Da mesma forma que os stories do Facebook e Instagram, as publicações nos status do WhatsApp duram por 24 horas.
Os anúncios aparecerão entre as publicações dos usuários e, segundo a Meta, terão o objetivo de “encontrar novas empresas e iniciar conversas com facilidade sobre produtos ou serviços”.
Em coletiva de imprensa, a companhia enfatizou que as empresas que anunciam no Facebook e no Instagram já direcionam seus consumidores para o WhatsApp. Portanto, ter propagandas no app de mensagens seria o caminho natura, explicou a Meta.
Ainda de acordo com a empresa, para ajustar a propaganda conforme o público, só serão usadas as informações de usuário que possuem a conta conectada na Central de Contas da Meta.
Caso a conta não seja conectada, dados menos refinados como país, idioma selecionado no dispositivo, canais seguidos e interações anteriores com anúncios serão limitados para a plataforma.
Quais são as mudanças nos canais?
As outras duas novidades do WhatsApp estão relacionadas aos canais do app. Diferente dos status, aqui não haverá anúncios tradicionais.
A mudança é que os administradores poderão pagar para promover seus canais na lista de sugestões do aplicativo, ampliando o alcance e atraindo mais seguidores.
Outra atualização é a possibilidade de oferecer assinaturas nos canais. Os donos poderão disponibilizar conteúdo exclusivo mediante um pagamento mensal, seguindo um modelo já usado por plataformas como YouTube, Substack e Patreon. Assim, o WhatsApp passa a competir pelo interesse dos criadores de conteúdo.
De acordo com a Meta, o pagamento das assinaturas será feito pelas lojas de aplicativos, e a empresa não cobrará taxas nesta fase inicial.