Filme caruaruense é selecionado para Festival Internacional de Cinema Infantil no RJ

Caruaruense Túlio Beat conquista vaga em Festival Internacional de Cinema Infantil no RJ com o premiado curta "Menina Semente". Saiba tudo

Publicado em 10/06/2025 às 20:43
Google News

Clique aqui e escute a matéria

O diretor e roteirista Túlio Beat, artista natural de Caruaru-PE, acaba de conquistar mais uma importante vitória para o cinema pernambucano: seu curta-metragem "Menina Semente" foi selecionado para o prestigiado 22º Festival Internacional de Cinema Infantil (FICI), que acontece no Rio de Janeiro.

Reconhecido como um dos maiores festivais de cinema infantil da América Latina, o FICI exibe produções nacionais e internacionais que promovem diversidade cultural, inclusão e educação por meio do audiovisual.

O evento retorna com sessões presenciais nas salas Estação NET Gávea e Estação NET Rio, reunindo grandes nomes da produção infantojuvenil brasileira. A realização do FICI é assinada pela cineasta Carla Camurati e pela produtora Carla Esmeralda.

Divulgação
Imagem do filme "Menina Serpente" - Divulgação

"Menina Semente", um filme caruaruense premiado e indigenista

Lançado em 2023, o curta "Menina Semente" já soma mais de 55 seleções em festivais nacionais e internacionais e diversos prêmios, como Melhor Atriz para a jovem Thaylana Queiroz. Gravado durante o Desafio MMA (Moda, Música e Audiovisual) promovido pelo Armazém da Criatividade/Porto Digital, o filme traz uma poderosa narrativa indigenista sobre sustentabilidade, ancestralidade e renascimento.

A história gira em torno de uma menina indígena que, diante da destruição da natureza, se transforma em semente para renascer em um tempo de equilíbrio e respeito.

Na equipe: Paulo Conceição (Figurino e Maquiagem), Paulo César Araújo e Daniel Stracci (Direção de Fotografia e Som), Thailana Queiroz, Camila Haydee, Mariana Carvalho e Paula Monteiro (Elenco), Isa Feitosa e Adriano Estanislau (Assistentes de Som) e cartaz de Palloma Mendes.

Destaque para Caruaru no mapa do cinema infantil

Com sua seleção para o FICI-RJ, o filme leva o nome de Caruaru e do Agreste pernambucano ao centro das discussões sobre cinema, infância e meio ambiente.

Para o diretor Túlio Beat, um dos cineastas mais premiados de Caruaru-PE, que também é produtor cultural e ativista social, a conquista é uma afirmação do poder transformador do cinema feito nas margens.

Sobre o FICI

Criado em 2003, o Festival Internacional de Cinema Infantil é referência nacional no setor audiovisual para a infância.

Com mostras competitivas, sessões temáticas e atividades pedagógicas, o festival premia anualmente os melhores curtas-metragens brasileiros e episódios de TV e Web através do Prêmio Brasil de Cinema Infantil.

Tags

Autor