A noite da quinta-feira (5) foi de celebração à cultura pernambucana e espanhola no Recife. A exposição QUIJOTE - El sueño del Sertão, da artista Ima Montoya, teve sua inauguração na capital pernambucana, onde ficará em exibição até agosto, no Museu Murillo La Greca, na Zona Norte da cidade.
A exposição assinada por Montoya, natural da Espanha, é inspirada no Sertão nordestino e na obra Dom Quixote, do artista espanhol Miguel de Cervantes. As peças levam um cenário de terra vermelha, mandacarus e sol do Sertão, além de revisitar o clássico personagem Dom Quixote, de Cervantes.
A exposição convida o público a refletir sobre identidade, território e memória, por meio de uma narrativa visual que mistura ficção, realidade e sonho. Ela também é um mecanismo de celebração do título de Cidade Cervantina dado ao Recife.
O título é uma distinção internacional, que reconhece o compromisso do destino com a valorização da obra de Miguel de Cervantes e promove o intercâmbio cultural com países de língua espanhola. Recife é a única cidade brasileira a compor a rede.
Presentes no vernissage, estavam a própria Ima Montoya; o secretário da Gestão da Secretaria de Cultura do Recife, Dirceu Marroquim; Rosa Sánchez-Cascado Nogales, curadora da exposição; e José Miguel, conselheiro cultural da Embaixada da Espanha.
QUIJOTE - El Sueño del Sertão é fruto de parceria entre a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, e o Instituto Cervantes.