Raio de Sol: descubra a história da quadrilha junina e onde assistir à estreia do espetáculo 2025

Conhecida por sua dança e originalidade, a Quadrilha Junina Raio de Sol estreia seu espetáculo 2025 no Círculo Militar do Recife, no dia 1º de junho

Publicado em 22/05/2025 às 18:04 | Atualizado em 22/05/2025 às 18:19
Google News

Clique aqui e escute a matéria

Você é apaixonado por São João e adora passar momentos inesquecíveis em família? Então se prepare! A Quadrilha Junina Raio de Sol já está nos preparativos finais para a estreia do seu novo espetáculo no São João 2025.

Com quase três décadas de história, a quadrilha, que foi fundada na periferia de Olinda, é uma verdadeira guardiã da cultura popular nordestina.

Reprodução/Instagram/@leila.nascimento._
Apresentação da Raio de Sol em 2007 - Reprodução/Instagram/@leila.nascimento._

Conhecida por suas apresentações cheias de energia, dança e tradição, a quadrilha transforma cada arraiá em uma celebração de identidade e memória.

Identidade Raio de Sol

Divulgação
Quadrilheiros da Raio de Sol - Divulgação

Ver um integrante do grupo é como reconhecer uma assinatura artística: impossível não identificar de onde ele vem.

Longe do brilho de strass e pedrarias, a quadrilha se destaca pela originalidade de seus figurinos.

A riqueza está nos detalhes: chitas vibrantes, fuxicos artesanais, fitas esvoaçantes e delicados pedacinhos de espelhos transformam cada traje em uma obra de arte que celebra a essência nordestina.

E se alguém pensa em "simplicidade", a Raio de Sol prova que a autenticidade é o maior luxo.

Para a crítica especializada do universo junino, é exatamente essa aposta na tradição e na criatividade que define o diferencial da Raio de Sol.

E não para por aí: em alguns anos, os integrantes vão além da indumentária e pintam o rosto de branco, unindo o simbolismo do teatro popular a homenagens às figuras e rituais das manifestações culturais regionais.

Campeonatos da Raio de Sol

Essas características renderam ao grupo uma série de títulos ao longo dos anos.

A quadrilha é a maior campeã do Festival de Quadrilhas Juninas da Prefeitura do Recife, realizado no tradicional Sítio Trindade. Ao todo, o grupo já subiu ao lugar mais alto do pódio oito vezes.

A Raio de Sol também acumula outras conquistas de peso: é tricampeã do concurso estadual da Rede Globo, campeã nordestina pela UNEJ e vencedora do concurso nacional promovido pela Confebraq.

O troféu que faltava

Durante anos, apenas um troféu faltava na prateleira de conquistas das fundadoras Dona Alana e Dona Ruthe: o de campeã regional da Globo Nordeste.

Divulgação
Dona Alana e Dona Ruthe, fundadoras da quadrilha - Divulgação

Esse sonho se tornou realidade no São João do ano passado, com um espetáculo que marcou a história da quadrilha.

Com o tema "A Engrenagem que Nos Move", uma homenagem à obra do Mestre Saúba, artista popular da cidade de Carpina, o grupo encantou o público e os jurados no Ginásio Geraldão, na Imbiribeira, Zona Sul do Recife.

O final da apresentação foi ovacionado com gritos de “É campeã!”, ecoando entre as arquibancadas.

A vitória foi incontestável: a Raio de Sol garantiu o primeiro lugar com mais de dois pontos de vantagem sobre a segunda colocada.

"Superar uma engrenagem" em 2025

Ao Social 1, a diretora artística e coreógrafa Leila Nascimento contou que o objetivo é manter a qualidade do espetáculo do ano passado.

Reprodução/Instagram/@leila.nascimento._
Leila Nascimento - Reprodução/Instagram/@leila.nascimento._

"O que a gente tenta colocar na nossa mente é que precisamos fazer o nosso melhor, sem pressão. Estamos nos preparando para que tudo flua e seja bonito no novo espetáculo. Claro: a engrenagem foi muito marcante, a gente vai lembrar para sempre. Mas agora estamos focados no novo tema e estamos mergulhando de corpo e alma para a entrega de mais um grande trabalho", disse Leila.

Neste São João, a Raio de Sol apresenta o espetáculo “Ô de casa, ô de fora!”, uma viagem pelas tradições do Reisado, manifestação da cultura popular de herança ibérica, assim como a própria quadrilha junina.

Presente em diversas regiões do Brasil, especialmente no Nordeste, o Reisado mistura música, dança e teatro em uma celebração de fé e identidade popular.

Estreia marcada

Se você ficou curioso para conferir a nova apresentação da Raio de Sol, marque na agenda: a estreia acontece no dia 1º de junho, no Círculo Militar do Recife, localizado na Avenida Agamenon Magalhães.

O evento começa a partir das 18h.

A noite contará também com a participação especial da Quadrilha Sanfona Branca, vinda do estado da Paraíba.

Os ingressos já estão à venda e podem ser adquiridos através do link disponível na bio do Instagram do grupo.

 

 

Tags

Autor