Exposição 'Resgatando Memórias' acontece em Olinda neste domingo (25)
A mostra une seis artistas pernambucanos na casa Olinda Olho D'Arte, com o objetivo de celebrar a arte dos encontros e reencontros

Clique aqui e escute a matéria
Neste domingo (25), acontece a exposição Resgatando Memórias, na casa Olinda Olho D'Arte, localizada no sítio histórico da cidade. A partir das 15h, seis artistas pernambucanos expõem artes que trabalham as temáticas de memória, encontros e reencontros.
Os artistas Jota, Vilka, Dyllan, Emy e Gabriel Mesgo convidam o público a olhar a afetividade fora do lugar comum. “Memórias compartilhadas criam raízes e brotam em forma de sons, fios e afetos”, afirma Vika.
Em um primeiro momento, os artistas lançaram as bases do seu processo coletivo e afetivo. Nesta segunda edição, eles encerram a exposição celebrando reencontros e abrindo espaço para quem não pôde estar presente na primeira.
As diversas obras dialogam entre si e cada exposição reflete um pouco do processo criativo dos artistas, por meio de ambientes imersivos e sensoriais. “O meu intuito é introduzir, com minhas obras, um acesso ao inconsciente”, diz Jota.
A exposição também contará com música, que ficará a cargo de Kananda PX. A entrada é gratuita e aberta a todos os públicos.
Sobre os Artistas:
Jota: ARTISTA VISUAL | DIRETOR DE ARTE | ILUSTRADOR
Artista ilustrador negro, LGBTQIAPN+ e vivo na comunidade da Mustardinha, periferia da cidade do Recife/PE. A arte sempre fez parte da sua vida desde muito cedo, mas foi em 2019 que passou a se encontrar e deixar ainda mais forte o que eu queria falar dentro da sua estética artística. Através da ilustração, Jota reforça a ideia de trabalhar o caos e a calmaria que permeia a sua vivência humana enquanto pessoa que lida com transtornos mentais. Dessa forma, se apoia do estudo da psique humana (inseguranças, medos, fraquezas e tantas outras sombras que cercam nossas cabeças de ansiedade) para realizar as suas criações e poder colocar para fora esses sentimentos que chegam e que, de alguma forma, nos paralisam algumas vezes. É através da arte que ele consegue se mover e se expressar. “O meu intuito é introduzir uma arte de acesso para tocar e trazer ao público reflexões sobre o processo do autoconhecimento levando a uma percepção mais clara e não tão ansiosa de quem estamos sendo e sentindo”, diz Jota.
Vika: STYLIST | PRODUTORA | PUBLICITÁRIA
Na moda desde 2014, Vika já transitou como modelo, produtora e stylist. Formada em Publicidade e, mesmo atuando na área, manteve o foco na moda e nas produções visuais. Nos últimos anos, ampliou seu campo de atuação para a direção de arte e o figurino, com envolvimento em projetos culturais e publicitários. Suas produções são marcadas pelo uso de estampas, cores vibrantes e retalhos, que funcionam como base para o desenvolvimento das peças. Seus trabalhos autorais têm como foco principal a reflexão sobre padrões estéticos, identidade e consumo na moda. Ela busca propor questionamentos através da imagem, oferecendo soluções visuais que dialogam com diversidade, originalidade e um processo criativo alinhado a valores contemporâneos.
Dyllan: CRIAÇÃO | ARTISTA VISUAL | PRODUÇÃO
Artista das encruzilhadas, formado em Produção Publicitária. Pesquisa a rua como potência criativa e de caráter formativo. Mente pensante e inquieta, faz uso de dispositivos mobile como ferramenta facilitadora de produções artísticas. Com uma trajetória diversa em arte, ao longo da minha jornada, explorei diversas linguagens, incluindo dança, artes visuais, produção cultural, música, audiovisual, figurino e caracterização. Atualmente, seus trabalhos e pesquisas estão focados em figurino, criação e produção, áreas em que busco inovar e expressar minha visão artística. Na semente criativa, junto com Jota assino a arte do projeto, e estarei expondo algumas obras. Explorando texturas e aplicações, arte para ser tocada e sentida um convite para um mergulho, em águas Dy lá. pela segunda vez na Olinda Olho d’arte.
Emy: MODA | DESIGN | ARTE
Iniciou sua trajetória na beleza em 2017, mas a arte sempre esteve presente no seu caminho. Com formação em técnico em Design de Moda pelo SENAI, Emy vem buscando unir criação e inovação em tudo o que faz. Empreende com foco em sobrancelhas e micropigmentação, e segue explorando novas linguagens, através da tatuagem. Neste evento, Emy se conecta com sua sensibilidade artística atuando na produção, somando com a Olinda Olho d’Arte para cultivar um encontro que celebra memória, beleza e expressão coletiva.
Gabriel Mesgo: ARTISTA VISUAL | FOTÓGRAFO | CURADOR
Fotógrafo, audiovisualista e curador de um loja de mídias de música. Desde 2023, atua profissionalmente como fotógrafo, trabalhando em eventos e com artistas da cena local. Sua relação com a música, no entanto, começou muito antes, através da admiração por mídias físicas. No mesmo ano, criou a Recife Discos, uma loja virtual com vinis, CDs e entre outras mídias, um espaço que nasceu da vontade de se conectar ainda mais com algo que sempre amou. Foi nesse processo, e a partir de trocas com amigos, que começou a desenvolver o que se tornou seu primeiro projeto audiovisual: a minissérie DiSSeCa, realizada pela loja. O documentário investiga como a música transita por diferentes áreas da arte, mostrando sua influência dentro da arte. Atualmente, também desenvolve projetos como artista visual com pesquisas voltadas para texturas de imagem e para a forma como as lentes se tornaram uma extensão do olhar.
Serviço: 2° edição da exposição Semente Criativa
- Quando: Sábado (25/05), das 15h às 22h
- Onde: Casa Olho D’arte (Rua 13 de Maio, nº 29 - Olinda/PE)
- Entrada: Gratuita