Shopee inaugura novo centro de distribuição na Região Metropolitana do Recife
A nova unidade armazenará itens de vendedores brasileiros, que atualmente são responsáveis por mais de 90% das vendas na plataforma

Clique aqui e escute a matéria
A Shopee, plataforma de e-commerce que conecta consumidores, vendedores e grandes marcas, acaba de inaugurar um novo centro de distribuição na Região Metropolitana do Recife (PE).
Este é o 13º CD da companhia no Brasil e o segundo no modelo fulfillment, que centraliza os processos de armazenagem, embalagem e envio de produtos — estratégia que já opera em São Paulo e agora chega ao Nordeste com a meta de acelerar entregas e melhorar a experiência dos usuários.
A nova unidade armazenará itens de vendedores brasileiros, que atualmente são responsáveis por mais de 90% das vendas na plataforma.
A expectativa é que o espaço contribua para otimizar a logística regional e nacional, beneficiando não apenas consumidores, mas também empreendedores locais.
“Queremos entregar uma experiência cada vez melhor para consumidores e lojistas. Os vendedores também se beneficiam, já que a plataforma assume parte dos processos logísticos”, afirmou Rafael Flores, head de Expansão da Shopee.
Logística focada na demanda regional
O centro de distribuição será multicategoria, com foco nos produtos mais vendidos na região e, inicialmente, atenderá vendedores de Pernambuco e São Paulo.
A operação poderá ser ampliada para incluir lojistas de outros estados, especialmente das regiões Sudeste e Sul.
A empresa projeta que até dezembro de 2025 o novo CD gere mais de mil empregos diretos e indiretos.
O modelo fulfillment já demonstrou ganhos relevantes de eficiência. A unidade em São Paulo, em operação desde outubro de 2024, conta com mais de 600 vendedores e gerou uma redução de 30% no tempo médio de entrega.
Nordeste em destaque na estratégia da Shopee
A região Nordeste ocupa o terceiro lugar entre os maiores mercados da Shopee no Brasil, tanto em participação no PIB regional quanto em número de vendedores.
Pernambuco, junto com Bahia e Ceará, está entre os estados com maior concentração de lojistas cadastrados na plataforma, com destaque para categorias como Beleza, Moda Feminina e Brinquedos.
“A chegada desse novo centro amplia as oportunidades de expansão para os empreendedores locais e fortalece ainda mais a digitalização do varejo na região”, comentou Flores.
Recentemente, a Shopee também inaugurou um hub logístico em Juazeiro do Norte (CE), que se soma a mais de 30 hubs operacionais espalhados pelo Nordeste, além dos centros de distribuição no modelo cross-docking já em funcionamento em Recife (PE) e Salvador (BA).
Expansão nacional da estrutura logística
Com a nova unidade em Pernambuco, a Shopee passa a contar com 13 centros de distribuição no Brasil — 11 no modelo cross-docking e dois no modelo fulfillment —, além de mais de 150 hubs logísticos e mais de 2.500 Agências Shopee.
Esses pontos fazem parte da malha logística responsável por coletar, processar e entregar os pedidos feitos na plataforma, apoiados por uma rede de mais de 30 mil motoristas parceiros em todo o país.
Sobre a Shopee
Lançada em 2015 em Singapura, a Shopee iniciou sua operação no Brasil em 2020 e hoje conta com uma equipe de mais de 15 mil colaboradores e três escritórios em São Paulo.
No país, a plataforma é utilizada por mais de 3 milhões de vendedores brasileiros e tem como missão impulsionar o comércio eletrônico, promovendo o crescimento de marcas e pequenos negócios.
A empresa faz parte do grupo Sea Limited (NYSE: SE), que também atua com os braços Garena e SeaMoney.