Salgueiro homenageará Rosa Magalhães no Carnaval 2026

Rosa Magalhães, que faleceu em julho do ano passado, iniciou sua trajetória no Carnaval em 1970, como assistente na Acadêmicos do Salgueiro

Publicado em 21/05/2025 às 14:33
Google News

Clique aqui e escute a matéria

Rumo ao primeiro lugar do Carnaval carioca, a escola de samba Acadêmicos do Salgueiro anunciou, nesta quarta-feira (21), o enredo para o próximo ano. A Vermelha e Branca da Tijuca prestará uma homenagem à carnavalesca Rosa Magalhães.

Reprodução/Instagram/@salgueirooriginal
Logo do enredo 2026 do Salgueiro - Reprodução/Instagram/@salgueirooriginal

Com o título: “A delirante jornada carnavalesca da professora que não tinha medo de bruxa, de bacalhau e nem do pirata da perna-de-pau”, a escola revisitará os carnavais da artista e contará a sua contribuição para a construção da identidade da folia das escolas de samba.

Trajetória vitoriosa

A artista, que faleceu em julho do ano passado, iniciou sua trajetória no Carnaval em 1970, como assistente na própria escola.

Pouco tempo depois, passou a trabalhar de forma independente e conquistou seus primeiros títulos, tornando-se a carnavalesca mais vitoriosa da Marquês de Sapucaí.

Entre os carnavais mais memoráveis assinados por Rosa Magalhães estão: Bum Bum Paticumbum Prugurundum, apresentado pelo Império Serrano em 1982; Mais vale um jegue que me carregue do que um camelo que me derrube, lá no Ceará, na Imperatriz Leopoldinense em 1995; e A Vila canta o Brasil, celeiro do mundo – "Água no feijão que chegou mais um...", da Unidos de Vila Isabel em 2013.

Salgueiro em festa

Nas redes sociais, a agremiação foi amplamente elogiada após anunciar o enredo. Para críticos de Carnaval, o Salgueiro já desponta como uma das escolas com um dos temas mais promissores para o próximo ano.

O Salgueiro afirma que Rosa foi uma professora que usou a sua arte para ensinar assuntos relevantes para o país.

"A mestra, que nos ensinou tantas histórias, agora vai se tornar uma. Vamos transformar a Avenida, que a consagrou como a mais vitoriosa carnavalesca, em um grande palco de celebração, sonhos e utopias", escreveu a assessoria da escola no Instagram.

"Em 2026, 55 anos depois daquela emblemática estreia, o Salgueiro convida todos os amantes de Momo para homenagear uma das maiores artistas do nosso país", completou.

O carnavalesco do Salgueiro, Jorge Silveira, publicou em sua página no Instagram uma foto ao lado de Rosa Magalhães, acompanhada da legenda: “Vai ser lindo. E eu quero todo mundo lá para celebrar junto!”

O carnavalesco assinará o enredo ao lado do curador Leonardo Antan.

Veja a posição de desfile da escola no próximo ano

Domingo (15 de fevereiro):

  1. Acadêmicos de Niterói
  2. Imperatriz Leopoldinense
  3. Portela
  4. Estação Primeira de Mangueira

Segunda-feira (16 de fevereiro):

  1. Mocidade Independente de Padre Miguel
  2. Beija-Flor de Nilópolis
  3. Unidos do Viradouro
  4. Unidos da Tijuca

Terça-feira (17 de fevereiro):

  1. Paraíso do Tuiuti
  2. Unidos de Vila Isabel
  3. Acadêmicos do Grande Rio
  4. Acadêmicos do Salgueiro

 

Tags

Autor