Comida di Buteco 2025: Casa de Déia Petiscos vence fase estadual e representará Pernambuco na final nacional
A última etapa acontece em julho, em São Paulo, e reunirá os campeões de todos os estados participantes para eleger o melhor petisco do Brasil

Clique aqui e escute a matéria
A Casa de Déia Petiscos, localizada no bairro de Candeias, em Jaboatão dos Guararapes, conquistou o primeiro lugar na etapa estadual do concurso gastronômico Comida di Buteco 2025, com o prato “Camarão Butequeiro”. O resultado foi anunciado nesta terça-feira (20), em evento realizado no restaurante Quintal Cozinha Pra Torar, no Recife.
Com a vitória, o bar jaboatonense será o representante de Pernambuco na grande final nacional do concurso, que acontecerá em julho, em São Paulo. A última etapa reunirá os campeões de todos os estados participantes para eleger o melhor petisco do Brasil. Desta vez, por meio da avaliação de um júri técnico especializado.
A receita campeã combina camarões grandes salteados com minibatatas, tomates cerejas, azeite de oliva aromatizado com alecrim, alho, alcaparras e azeitonas roxas. O prato é servido com pão francês e conquistou jurados e público com sua apresentação rústica e sabor marcante.
“Estamos muito emocionados. Ganhar esse concurso é a realização de um sonho e também uma grande responsabilidade. Agora, vamos com tudo para representar Pernambuco com orgulho e muito sabor. Nosso ‘Camarão Butequeiro’ vai mostrar ao Brasil a força e a criatividade da culinária de boteco do nosso estado”, celebrou Andréia Cruz, proprietária da casa vencedora.
O segundo lugar ficou com o bar Esquina do Malte, no bairro de Areias. Em terceiro, o Cantinho Sertanejo, no Barro. O quarto lugar foi conquistado pelo Kitanda Mangangá, localizado na Cohab, e o quinto pelo Barraca Beer, em Casa Amarela. Todos esses estabelecimentos no Recife.
A 10ª edição do Comida di Buteco movimentou 46 bares do Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes entre os dias 11 de abril e 4 de maio. Todos os petiscos participantes foram vendidos pelo valor fixo de R$ 35. A avaliação considerou quatro critérios: sabor do petisco (70%), atendimento (10%), higiene (10%) e temperatura da bebida (10%). O resultado final teve peso igual entre os votos do público e do júri.
Além de promover o turismo e valorizar a gastronomia local, o concurso também aqueceu a economia. Segundo a organização, o evento atraiu cerca de 50 mil pessoas e proporcionou crescimento de até 30% no faturamento de bares e restaurantes da região metropolitana.