A artista plástica pernambucana Gil Kozicka será um dos grandes destaques do evento de lançamento do livro Mulheres que Cruzaram Oceanos, marcado para o dia 3 de junho, no salão nobre do Consulado-Geral do Brasil em Edimburgo, na Escócia.
Natural do Recife, Gil assina a capa da nova edição da coletânea e apresentará uma exposição inédita com mais de dez obras da série Mulheres do Sertão, em colaboração com a curadora brasileira Patrícia Evangelista, que vive em Londres.
A mostra faz parte de uma série de ações culturais promovidas pelo Consulado com o objetivo de dar visibilidade a artistas brasileiros que residem no Reino Unido, fortalecendo os vínculos culturais entre Brasil e o país europeu.
A coletânea Mulheres que Cruzaram Oceanos narra as trajetórias de 26 brasileiras que emigraram, enfrentando diferentes desafios e superando barreiras em suas jornadas pelo mundo.
A presença de Gil Kozicka no projeto destaca a potência da arte como elo entre culturas e instrumento de representatividade em contextos internacionais.
Sobre o evento
O Volume III da coletânea está previsto para lançamento em 2025, reunindo histórias inspiradoras de mulheres que viveram processos marcantes de transformação ao longo de suas vidas no exterior.
Neste ciclo de eventos, será também entregue o Prêmio Destaque Mulheres que Cruzaram Oceanos, que homenageará nove mulheres por suas trajetórias impactantes.
Além das sessões de autógrafos e exposições, os eventos contarão com apresentações de balé clássico e contemporâneo, sob a direção da bailarina e cantora Margot Sales.
Participarão do espetáculo bailarinas que também têm ligação com o livro: duas filhas de Lícia Valadares e uma filha de Ingrid Porto, ambas coautoras da obra.
Durante os eventos, será lançado ainda o livro Liderança Transformadora: Desafios Superados, Conquistas Reveladas, da psicóloga e coautora Renata Zanusso.
Entre as autoras desta edição, quatro vivem no Reino Unido, trazendo olhares únicos sobre a experiência migratória: Katia Fernandes, jornalista; Patrícia Evangelista, artista e curadora; Milena Pedrosa, anfitriã da edição londrina; e Gil Kozicka, que contribui com a capa do livro.
Sob a coordenação de Yêda Fernal, o projeto reafirma o papel da arte e da escrita na valorização das experiências femininas que, com coragem e sensibilidade, cruzam fronteiras e transformam o mundo.
Países que receberão o evento
As cerimônias de lançamento acontecerão em três países:
- Vila Real, Portugal;
- Edimburgo, Escócia (Consulado-Geral do Brasil);
- Londres, na London School of Business.