5 sinais que você está em um relacionamento tóxico e não sabe!
Priorize seu bem-estar e, se identificar esses padrões em sua relação, busque apoio em amigos, familiares ou um profissional. Confira a seguir.

Clique aqui e escute a matéria
Em um relacionamento, é natural que haja desentendimentos e momentos de tensão.
No entanto, quando esses momentos se tornam a normal e começam a minar sua autoestima e bem-estar, é hora de acender o alerta.
Às vezes, a toxicidade em um relacionamento não se manifesta de forma óbvia, com gritos e discussões explosivas, mas sim por meio de sinais sutis que podem passar despercebidos.
Fique atento(a) a estes 5 sinais que indicam que seu relacionamento pode ser tóxico e você nem se deu conta:
1. A balança da conversa está desequilibrada:
Você se pega sempre cedendo, concordando com tudo ou evitando expressar suas próprias opiniões por medo da reação do outro?
Em relacionamentos saudáveis, há um equilíbrio na comunicação, onde ambos se sentem à vontade para expressar seus pensamentos e sentimentos sem receio de serem invalidados ou ignorados.
Se você sente que sua voz não tem o mesmo peso ou que suas necessidades são constantemente colocadas em segundo plano, pode ser um sinal de desrespeito e controle sutil.
2. Seus amigos e familiares demonstram preocupação:
Pessoas que te conhecem bem e se importam com você podem perceber dinâmicas nocivas no seu relacionamento antes que você mesmo(a) se dê conta.
Se amigos e familiares expressam preocupação com como seu parceiro(a) te trata, com seu humor ou com seu afastamento, vale a pena ouvir com atenção.
Eles podem estar enxergando padrões que você, envolvido(a) na rotina do relacionamento, não consegue ver.
3. Você se sente culpado(a) constantemente:
Em relacionamentos tóxicos, é comum que um dos parceiros (ou ambos) manipule o outro para se sentir culpado por tudo.
Seja por sair com amigos, ter um hobby ou até mesmo expressar uma necessidade, você se pega pedindo desculpas constantemente ou se sentindo responsável pela infelicidade do outro.
Essa manipulação sutil mina sua autoestima e te prende em um ciclo de autocrítica e insegurança.
4. Suas conquistas são minimizadas ou ignoradas:
Um parceiro(a) tóxico pode se sentir ameaçado pelo seu sucesso ou simplesmente não ter interesse em celebrar suas vitórias.
Em vez de apoio e entusiasmo, você pode encontrar indiferença, comentários sarcásticos ou até mesmo tentativas de diminuir suas conquistas.
Um relacionamento saudável se baseia no apoio mútuo e na celebração dos sucessos individuais.
5. Você sente que precisa “pisar em ovos” o tempo todo:
Se a atmosfera do seu relacionamento é tensa e imprevisível, a ponto de você se sentir constantemente alerta para não “dizer ou fazer a coisa errada”, é um sinal de toxicidade.
Viver com medo de desagradar ou de provocar uma reação negativa constante gera ansiedade e impede a construção de uma intimidade genuína e segura.
Em um relacionamento saudável, a comunicação flui naturalmente e ambos se sentem à vontade para ser autênticos.
Não ignore os sinais:
Reconhecer esses sinais sutis é o primeiro passo para sair de um relacionamento tóxico. Não minimize seus sentimentos nem se acostume com o desconforto.
Você merece um relacionamento saudável, baseado no respeito, na confiança e no amor genuíno.