A banda Lagum está de volta. Após uma turnê arrebatadora pelo Brasil e que também passou pela Europa, com casas de shows lotadas e uma recepção calorosa do público, o quarteto mineiro anuncia o seu quinto álbum de estúdio “As Cores, As Curvas e as Dores do Mundo”, com lançamento marcado dia para o 27 de maio, em todas as plataformas digitais.
O disco, que será o primeiro de estúdio desde 2023, é muito aguardado pelos fãs da banda. Envolvida por timbres quentes de guitarra, baixo e bateria, a obra traz a Lagum em seu clássico modo de mesclar rock, reggae e pop.
“As Cores, as Curvas e as Dores do Mundo” não se limita a entreter, mas sim provocar e questionar o mundo moderno — se propondo a olhar para a vida na cidade como quem procura os mesmos estímulos em uma tela digital, desafiando a percepção que temos da realidade no mundo de hoje.
Em quinto álbum de inéditas, os mineiros prometem surpreender o público com novidades, sonoridades e provocações criativas.
Sobre o Lagum
Formada em 2014, quando quatro amigos se juntaram, em Minas Gerais, para criar o Lagum, com Pedro Calais na voz, Zani (Otavio Cardoso) e Jorge (Glauco Borges) na guitarra e Chico (Francisco Jardim) no baixo. Durante a trajetória da banda, conheceram Tio Wilson (Breno Braga), que comandava a bateria.
O primeiro álbum foi lançado em 2016, "Seja o Que Eu Quiser", com as primeiras músicas autorais da banda. Em meio a uma temporada de singles entre um álbum e outro, "Deixa" estourou nas plataformas de streaming e rádios, colocando a banda em destaque nacional. Em 2019, o segundo disco, "Coisas de Geração", veio ao mundo e levou o grupo aos palcos do Brasil inteiro e mundo afora, marcando a primeira grande turnê do Lagum.
Durante a pandemia do coronavírus, em 2020, Tio Wilson faleceu após sofrer uma parada
cardiorrespiratória, causada por uma doença no coração (miocardiopatia dilatada). Em 2021, "MEMÓRIAS (de onde eu nunca fui)", que reúne as últimas gravações de Tio Wilson na bateria, foi lançado e indicado ao Grammy Latino, marcando também a última turnê internacional feita pela banda em 2022/20.
Em Março de 2023, o grupo lançou um EP chamado FIM que reúne três faixas inéditas gravadas em uma Live Session que pode ser vista no Youtube e marca um novo momento da banda. Intitulado "DEPOIS DO FIM", em abril deste ano o Lagum lançou seu quarto álbum, que em menos de uma semana alcançou o top #50 álbuns do Spotify Brasil e foi também indicado ao Grammy.
Depois de uma turnê com várias datas esgotadas em 2023 e passagem pela Europa, a banda lançou em dezembro o LAGUM AO VIVO, um projeto audiovisual gravado no show em São Paulo no Espaço Unimed para 8.000 pessoas indicado ao Grammy Latino na categoria de "Melhor Álbum de Rock ou Música Alternativa em Língua Portuguesa".
Em 2024, a banda fez seu primeiro bloco de carnaval: o Lagum na Avenida, arrastando mais de 90 mil foliões para as ruas de Belo Horizonte. Agora, a banda segue com sua turnê com shows em diversas cidades e regiões do país.