Globo promete que novelas terão ao menos 50% de atores negros até 2030
Relatório revela avanços em diversidade racial e de gênero nas produções da emissora e estipula metas inclusivas para o elenco e novos contratados

Clique aqui e escute a matéria
A Globo anunciou que pretende atingir até 2030 a meta de 50% de atores negros nos elencos de todas as suas novelas.
A informação faz parte de um relatório de práticas ESG (ambientais, sociais e de governança) entregue recentemente a acionistas e ao mercado publicitário. A notícia foi divulgada pelo colunista Gabriel Vaquer.
Segundo o documento, em 2024 a emissora registrou o maior índice de representatividade negra desde a adoção das novas diretrizes em 2022.
No ano passado, 43% dos atores escalados para as novelas da Globo eram pretos ou pardos. Produções como Renascer e Volta por Cima foram destaque na diversidade do elenco.
Além da presença nas tramas, a Globo também garantiu participação de pessoas negras nas equipes de direção de todas as novelas exibidas em 2024. No campo das séries, Os Outros 2 teve quase metade do elenco formado por pessoas negras.
A emissora também estabeleceu metas para ampliar a inclusão racial entre seus funcionários. A expectativa é que, até o fim da década, 50% dos novos contratados sejam negros. Em 2024, esse índice também foi de 43%.
Outro dado positivo do relatório aponta que a meta de igualdade de gênero já foi superada: 53% das novas vagas no ano passado foram ocupadas por mulheres.
No campo ambiental, a Globo informou que 99% da energia consumida em 2024 veio de fontes limpas e sustentáveis.