Festival de Cannes: circuito mais prestigiado do cinema mundial começa nesta terça-feira (13)
Celebração mais importante do mercado cinéfilo durará 12 dias e contará com exibições de filmes, entrevistas com elencos e debates com artistas.

Clique aqui e escute a matéria
Da metade até o fim do mês de maio, o mundo do cinema estará em êxtase. O Festival de Cinema de Cannes, o circuito mais importantes do mercado cinéfilo, iniciará no dia 13 e terá seu encerramento no dia 24.
O evento acontece anualmente no balneário francês de Cannes, localizado na Côte d'Azur, a Riviera Francesa, e reúne os que serão os grandes nomes do cinema durante ano. Filmes hollywoodianos, europeus, latino-americanos e inclusive brasileiros são apresentados ao mundo durante o Festival.
É a partir de Cannes que diversos longas estrearão e terão seu destino selado no mercado. A maioria das obras exibidas no Festval serão lançadas depois de alguns meses, ao longo do ano de 2025.
Como por exemplo, o filme Anora (2024), vencedor de cinco estatuetas do Oscar, fez sua estreia em Cannes 2024 e garantiu o principal prêmio do Festival, o Palma de Ouro (Palme d'or), equivalente à categoria de Melhor Filme.
O júri da edição de 2025 será presidido pela atriz e diretora francesa Juliette Binoche.
Compondo a bancada decisiva, estarão os americanos Halle Berry e Jeremy Strong; a roteirista e diretora, Payal Kapadia; a atriz italiana Alba Rohrwacher; a roteirista franco-marroquina Leïla Slimani; diretor e produtor da República do Congo Dieudo Hamadi; o diretor sul-coreano Hong Sangsoo; e Carlos Reygadas, roteirista e diretor mexicano.
É importante entender que acontecem diferentes competições no Festival de Cannes, cada uma sendo separada por categorias. A competição principal, que seleciona longa-metragens de diversos países, conta com 22 filmes. Confira:
- “After” (Oliver Laxe)
- “Alpha” (Julia Ducournau)
- “The Eagles of the Republic” (Tarik Saleh)
- “Eddington” (Ari Aster)
- “Dossier 137” (Dominik Moll)
- “Fuori” (Mario Martone)
- “The History of Sound” (Oliver Hermanus)
- “A Simple Accident” (Jafar Panahi)
- “The Mastermind” (Kelly Reichardt)
- “Nouvelle Vague” (Richard Linklater)
- “O Esquema Fenício” (Wes Anderson)
- “O Agente Secreto” (Kleber Mendonça Filho)
- “Renoir” (Chie Hayakawa)
- “Romeria” (Carla Simon)
- “Sentimental Value” (Joachim Trier)
- “Sound of Falling” (Mascha Schilinski)
- “Two Prosecutors” (Sergei Loznitsa)
- “The Youngest Daughter” (Hafsia Herzi)
- "Young Mothers” (Luc e Jean-Pierre Dardenne)
- “Leave One Day” (Amélie Bonnin) [filme de abertura]
Brasil em Cannes
Além do filme O Agente Secreto, dirigido pelo pernambucano Kleber Mendonça Filho e estrelando Wagner Moura, na categoria principal, o Brasil também é destaque em no Marché Du Film como país honorário.
O Marché Du Film é um dos maiores e mais importantes mercados de filmes do mundo.
Seu principal objetivo é reunir diversos profissionais da indústria audiovisual para fomentar conexões e abrir espaço para discussões sobre oportunidades de negócios, incluindo colaborações, financiamentos e distribuições.