O Paço do Frevo, equipamento cultural da Prefeitura do Recife com gestão do idg – Instituto de Desenvolvimento e Gestão, preparou uma programação especial para a 23ª Semana Nacional dos Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), que este ano tem como tema “O futuro dos museus em comunidades em rápida transformação”. Entre os dias 16 e 27 de maio, serão cinco ações gratuitas voltadas à preservação da memória, à formação cultural e à acessibilidade, com atividades dentro e fora do Paço.
No domingo (18), o Dia Nacional do Museu será celebrado com entrada gratuita para todos os públicos. E na segunda-feira (19), o Paço do Frevo pausa a sua visitação por dez dias para realizar os ajustes finais na montagem da nova exposição de longa duração, que marcará a reabertura do terceiro andar, em 29 de maio, a partir das 19h. Mas a partir do dia 24, o Aurora Café, no térreo do equipamento, já estará com seu funcionamento normal.
Começando a programação especial, a Escola Pernambucana de Choro se apresenta no térreo do Paço do Frevo na sexta-feira (16), ao meio-dia, dentro do projeto “Hora do Frevo”. O repertório destaca composições de mestres como João Pernambuco e Luperce Miranda, além de criações autorais dos integrantes da instituição que é referência na preservação e ensino do Choro em Pernambuco.
O público poderá desfrutar de uma experiência musical gratuita que conecta o Frevo ao Choro, gêneros patrimônios culturais do Brasil, ao som de nomes de peso da música instrumental, como Junior Teles, Rafael Marques, Helton Migge, Ângelo Lima, Mozart Ramos, Julio Cesar, João Paulo Albertim e Bruno Nascimento.
No sábado (17), às 10h, o Paço do Frevo dá início ao curso gratuito de danças populares para mulheres, voltado para maiores de 18 anos. Em parceria com a Casa Zero e com patrocínio da Neoenergia, a proposta une práticas de bem-estar e cultura popular por meio de aulas de Frevo, Maracatu e Cavalo Marinho, em oito encontros semanais. Mais que uma formação em dança, o curso é um espaço de escuta, cuidado e celebração do corpo feminino. As aulas acontecem aos sábados, no Paço, e as inscrições podem ser feitas pelo Instagram @nacasazero ou pelo WhatsApp (81) 9185-7147.
Também no sábado (17), às 15h, a exposição “É Gente! Carnaval do Recife”, em cartaz no térreo do museu, é cenário de uma visita mediada com tradução em Libras. A visita busca ampliar a acessibilidade do equipamento à comunidade surda, além de valorizar o papel dos artistas populares como protagonistas da festa. A mostra foi criada a partir de obras do fotógrafo Chico Barros e da artista Andréa Tom, que registraram e reinterpretaram visualmente os brincantes que compuseram a decoração do Carnaval do Recife em 2025. A atividade é gratuita e não requer inscrição prévia — basta comparecer ao museu no horário da visita.
Como parte das ações formativas do Paço, no dia 21 de maio, às 13h30, acontece a edição semestral da formação voltada a profissionais e estudantes de turismo, organizada pelo Educativo do museu. Com o tema “Santo Antônio e São José: Territórios do Frevo”, a atividade será realizada extramuro, em um percurso guiado pelo Circuito Recife Sagrado, em parceria com o projeto ‘Olha! Recife’ e a Escola de Turismo da Prefeitura.
O roteiro inclui igrejas históricas dos bairros de Santo Antônio e São José, como a Igreja do Carmo e a do Rosário dos Homens Pretos, articulando religiosidade e cultura popular. Durante a caminhada, será feita uma contextualização sobre os territórios do Frevo, explorando as relações entre urbanismo, fé e festa. As inscrições gratuitas estão abertas neste link.
Fechando a programação especial, a formação para educadores “Passo a Paço”, que aproxima a comunidade escolar e o museu, realiza sua terceira edição de 2025 no dia 27 de maio, das 14h às 16h, com o curso “Pedagogias do Corpo: Metodologias de Ensino da Escola Municipal de Frevo”.
A atividade, marcada para acontecer na Escola Municipal de Frevo Maestro Fernando Borges, no bairro da Encruzilhada, propõe uma troca entre educadores e pesquisadores sobre as metodologias de ensino da dança do Frevo, tendo como ponto de partida o legado de Nascimento do Passo. Com participação da professora Alice Lacerda e da coordenadora Ana Benedita, o encontro contará com momentos teóricos e práticos e oferecerá tradução em Libras. A inscrição é gratuita e pode ser feita através deste link disponível no site do Paço do Frevo.
PAÇO DO FREVO
O Frevo é patrimônio imaterial da humanidade pela Unesco e do Brasil pelo Iphan e um convite à celebração da vida. Em Pernambuco, o Paço do Frevo é seu lugar máximo de expressão. Reconhecido pelo Iphan como Centro de Referência em ações, projetos, transmissão, salvaguarda e valorização de uma das principais tradições culturais do nosso país, o museu atua nas áreas de pesquisa e formação em dança e música e na difusão das agremiações por meio da ativação de memórias, personalidades e linguagens artísticas.
O Paço do Frevo é um equipamento da Prefeitura do Recife com iniciativa da Fundação Roberto Marinho e gestão do idg - Instituto de Desenvolvimento e Gestão. Por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, a Lei Rouanet, em 2025 o museu tem o patrocínio master do Nubank, o papel de mantenedor da Eletrobras e do Mercado Livre, o patrocínio do Instituto Cultural Vale, Vitarella, SulAmérica e Rede, com o apoio do Grupo Globo e da White Martins.
SERVIÇO
Hora do Frevo – Show da Escola Pernambucana de Choro
- Data: 16 de maio (sexta-feira), 12h
- Local: Térreo do Paço do Frevo
- Acesso gratuito
Curso de Danças Populares para Mulheres
- Data: Início em 17 de maio (sábado), 10h (aulas aos sábados)
- Local: Paço do Frevo
- Acesso gratuito mediante inscrição: Instagram @pacodofrevo, @nacasazero ou pelo WhatsApp (81) 9185-7147.
Visita Mediada em Libras – Exposição “É Gente! Carnaval do Recife”
- Data: 17 de maio (sábado), 15h
- Local: Térreo do Paço do Frevo
- Acesso gratuito
Gratuidade no Dia Nacional do Museu
- Data: 18 de maio (domingo)
- Acesso gratuito para todos no Paço do Frevo
Formação para Profissionais do Turismo – “Santo Antônio e São José: Territórios do Frevo”
- Data: 21 de maio (quarta-feira), 13h30 às 17h
- Local de encontro: Pátio de São Pedro
- Acesso gratuito mediante inscrição: https://forms.gle/Pt1bMvaXwppkrPmJ6
Passo a Paço – Pedagogias do Corpo: Metodologias de Ensino da Escola de Frevo
- Data: 27 de maio (terça-feira), 14h às 16h
- Local: Escola Municipal de Frevo Maestro Fernando Borges: Rua Castro Alves, 440, Encruzilhada
- Acesso gratuito mediante inscrição: https://forms.gle/uB1PV8Sp4h3MNa3d7
Paço do Frevo:
Praça do Arsenal da Marinha, s/n, Bairro do Recife, Recife. Horários: terça a sexta, 10h às 17h; sábado e domingo, 11h às 18h. Ingressos: R$ 5 (meia-entrada para todos), entrada gratuita às terças-feiras. pacodofrevo.org.br | @pacodofrevo