Comportamento

4 sinais sutis de que seu "amigo" é falso (e disfarça muito bem)

Cuidado com quem anda ao seu lado: veja os principais sinais de falsidade que podem estar escondidos por trás de um sorriso ou abraço amigo

Cadastrado por

Bia Freire

Publicado em 13/05/2025 às 21:43
Saiba os principais sinais de que uma pessoa está sendo falsa - Pixabay

Nem todo mundo que sorri pra você é seu amigo de verdade. Às vezes, quem mais finge estar do seu lado pode ser justamente quem mais torce contra.

A falsidade pode estar disfarçada em elogios, conselhos e até naquelas conversas que parecem inofensivas. Por isso, é importante ficar atento aos sinais — mesmo os mais sutis.

Separamos 4 indícios de que aquele “amigo” pode não ser tão verdadeiro quanto parece:

1. Te elogia na frente, mas te diminui pelas costas

Sabe aquela pessoa que vive te elogiando, dizendo que admira seu trabalho, seu jeito, suas conquistas?

Mas, quando você não está por perto, ela solta comentários maldosos, espalha fofocas ou minimiza suas vitórias. Esse é um clássico sinal de falsidade. Quem é amigo de verdade, elogia na frente e também te defende na sua ausência.

2. Fica incomodado com suas conquistas

Você conta que conseguiu um emprego novo, terminou uma faculdade ou começou um relacionamento bacana… e a reação da pessoa é sempre morna, forçada ou até debochada?

Se o "amigo" parece desconfortável com suas vitórias, é sinal de que ele pode estar mais preocupado em competir com você do que em te apoiar.

3. Some quando você mais precisa

Nos rolês, nas festas e nos momentos bons, ele sempre está presente. Mas basta você enfrentar um problema, precisar de um ombro amigo ou de uma ajuda simples… e ele desaparece.

Leia Também

Um falso amigo só aparece quando tem algo a ganhar com a sua companhia. Quando você precisa mesmo, ele arruma desculpas ou simplesmente ignora.

4. Vive competindo com você — mas disfarça de brincadeira

Tudo vira disputa: quem tem mais seguidores, quem viaja mais, quem se veste melhor, quem conquista mais coisas.

O problema é que isso não vem em forma de incentivo, mas de comparação. Muitas vezes, a competição é disfarçada de piada ou brincadeira, mas você sempre sai se sentindo mal ou inferior.

 

Tags

Autor

Veja também