O método holandês que faz a roupa secar em tempo recorde no inverno
Mesmo no inverno, é possível colocar as roupas para secar sem que fiquem com cheiro ruim e sem necessidade de máquina; saiba como fazer

Clique aqui e escute a matéria
Com o inverno chegando, secar as roupas em casa, especialmente para quem não usa máquina de secagem, pode ser um verdadeiro desafio. A umidade do ar e as baixas temperaturas dificultam a evaporação da água e podem até causar mofo e mau cheiro nas peças.
Felizmente, existem algumas estratégias simples que evitam esses problemas podem até acelerar a secagem! A revista portuguesa Forever Young traz uma solução pouco conhecida, chamada de "método holandês".
Como usar o método holandês?
Essa técnica consiste em colocar uma fonte de vapor próxima ao varal. Pode ser um balde ou bacia com água quente, por exemplo. O calor liberado por ela irá auxiliar na secagem a roupa.
Contudo, é fundamental que o ambiente esteja ventilado, pois se o vapor da roupa molhada não tiver por onde passar, o ar ficará mais úmido, favorecendo o mofo.
Mais dicas
- Local: prefira colocar a roupa para secar perto de janelas, radiadores ou fontes de calor leve.
- Centrifugação extra: para fazer com que a roupa saia da máquina menos úmida, torça-a manualmente ou faça uma centrifugação extra.
- Espaçamento: deixe espaços entre as peças no varal, pois isso favorecerá a circulação do ar, evitando o acúmulo de umidade.
- Use cabides: pendurar camisas em cabides para secar poupa espaço e evita marcas.
- Ventiladores: posicione um ventilador comum direcionado ao varal para reduzir o tempo de secagem.