A Netflix anunciou que Bandersnatch, o filme interativo do universo Black Mirror, será retirado de seu catálogo a partir do próximo domingo (11).
O especial, que marcou época ao permitir que os espectadores escolhessem os rumos da narrativa, será removido por incompatibilidade com a nova tecnologia de interface que a plataforma está prestes a implementar.
O anúncio sinaliza também o fim de uma era para os conteúdos interativos dentro da Netflix.
Em dezembro de 2024, a empresa já havia retirado a maior parte das experiências do tipo, mantendo apenas Bandersnatch e os especiais interativos de Unbreakable Kimmy Schmidt e You vs. Wild.
Bandersnatch
Lançado em 2018, Bandersnatch ganhou notoriedade ao explorar a interatividade como linguagem narrativa em uma trama ambientada nos anos 1980.
O enredo acompanha um jovem programador (interpretado por Fionn Whitehead, de Dunkirk) que tenta adaptar um livro de fantasia para videogame e acaba mergulhando em uma jornada onde livre-arbítrio e realidade se confundem.
Com múltiplos finais e dezenas de decisões ao longo do caminho, o especial foi considerado inovador na época e venceu o Emmy de Melhor Filme para TV.
Black Mirror
A série antológica criada por Charlie Brooker, é conhecida por abordar os dilemas éticos e sociais provocados pelo avanço tecnológico.
Originalmente exibida pelo Channel 4, a série foi adquirida pela Netflix a partir da terceira temporada e hoje é um dos maiores títulos de ficção científica da plataforma.
Por ora, não há previsão de que Bandersnatch volte a ser disponibilizado no catálogo ou adaptado ao novo sistema da plataforma.
Fonte: Omelete