MERCADO DE TRABALHO

7 profissões que não exigem diploma e pagam muito bem

Se você deseja mudar de profissão mas não quer investir em uma faculdade por enquanto, conheça possibilidades de carreira que não demandam diploma

Cadastrado por

Laura Martiniano

Publicado em 08/05/2025 às 11:32
Imagem ilustrativa de computadores utilizados para trabalho - Pexels

Com tantas profissões disponíveis para seguir, pode ser ainda mais complicado tomar uma decisão e escolher um caminho para investir. Quando o profissional não tem um diploma universitário, essa seleção pode ser ainda mais complicada.

No mercado de trabalho atual, algumas profissões surgiram ou se transformaram, oferecendo boas remunerações sem a necessidade de formação acadêmica.

Profissões que pagam bem e não demandam diploma

1. Marketing digital

A área de marketing digital é uma das mais promissoras da atualidade, principalmente no gerenciamento de anúncios pagos. Gestores de tráfego, por exemplo, planejam e otimizam campanhas em plataformas como Google Ads e redes sociais.

Nessa profissão, é mais importante dominar ferramentas do que ter um diploma. Existem cursos curtos que servem como porta de entrada para essa carreira.

2. Oficinas mecânicos

Mecânicos automotivos especializados estão sendo muito valorizados. Como os veículos estão ficando mais complexos, quem domina diagnósticos eletrônicos e consertos técnicos pode se dar muito bem no mercado.

Para começar, um curso técnico pode ser o suficiente. A experiência prática geralmente vale mais que diplomas acadêmicos nesse caso.

3. Vendas

Representantes comerciais autônomos, que intermediam vendas entre empresas e clientes costumam ganhar uma renda comissionada.

Nessa profissão, a chave do sucesso é conhecer bem o produto e manter uma rede de contatos sólida.

4. Mercado imobiliário

Corretores de imóveis ganham bem e precisam apenas do registro no CRECI para atuar legalmente.

A renda varia, mas quem trabalha em regiões metropolitanas podem receber quantidades expressivas.

5. Criação de conteúdo

Criadores de conteúdo com canais no YouTube ou perfis no Instagram conseguem ganhar renda por meio de parcerias e publicidade.

O sucesso depende da constância dos conteúdos e da autenticidade do produtor, muito mis que de formação acadêmica.

6. Desenvolvimento Web

Muitos desenvolvedores se formam em bootcamps ou são autodidatas. Essa área valoriza quem entrega soluções, independentemente de formação.

7. Design gráfico

Os designers freelancers estão em alta. Eles podem criar identidades visuais paa marcas, conteúdo para redes sociais e layouts, por exemplo.

Nesses casos, um bom portifólio pode ser mais valioso que uma formação acadêmica para crescer.

Tags

Autor

Veja também