Com presença de Gilberto Gil, Festival Negritudes Globo confirma datas de 2025

Com presença de Gilberto Gil na edição do Rio de Janeiro, evento passará também por Salvador e São Paulo em parceiria com a Natura

Publicado em 07/05/2025 às 20:59
Google News

Clique aqui e escute a matéria

As três edições do Festival Negritudes Globo 2025 já estão confirmadas. De forma gratuita, o evento promete mais um ano com muito encontro potente, conversas, música e arte para quem acompanhar presencialmente ou no Globoplay. Abrindo a agenda, a cidade do Rio de Janeiro recebe o Festival Negritudes Globo no dia 15 de maio, quinta-feira, no Galpão da Cidadania. As inscrições começaram no último dia 30 de abril, através do site negritudesglobo.com.br.

Mantendo a itinerância e ampliando a repercussão, o encontro desembarca em Salvador em julho e em São Paulo em setembro, em três edições que contam com o patrocínio de Natura. Além da assinatura em campanhas do evento, a marca levará ativações para os festivais, oferecendo experiências ao público presente.

“O Festival Negritudes é a celebração das narrativas negras no audiovisual. Um resgate das nossas histórias e raízes retratados nas telas, mostrando que é possível, sim, nos ver representados e ocupando cada vez mais espaços de sucesso nesse cenário. O festival é um espaço de conexão, de pertencimento e de muita alegria, que demonstra a relevância desse evento para a agenda da cidade”, celebra Ronald Pessanha, líder do Negritudes Globo.

O patrocínio da Natura ao Festival Negritudes Globo, intermediado pela agência Africa Creative, vem para reforçar a atuação da marca em prol da diversidade, inclusão e equidade racial, impulsionando a transformação do mercado da beleza em um espaço mais plural e acolhedor. Entre as ações recentes da marca está o Projeto Dandara, estudo inédito que mapeou hábitos e comportamentos por meio de uma escuta ativa sobre o bem-estar das mulheres pretas e pardas.

A partir desses aprendizados e pesquisas envolvendo mais de duas mil mulheres, nasceu Tododia Jambo Rosa e Flor de Caju, uma linha completa de autocuidado, desenvolvida para atender as necessidades específicas das peles ricas em melanina, com ativos potentes como Niacinamida, Pantenol, Óleo de Gergelim e Vitamina E, testada em mais de 120 tons de peles negras.

“Participar do Festival Negritudes Globo é um ato de celebração e responsabilidade, ao mesmo tempo que reafirmamos nosso compromisso com a diversidade. A inovação sempre foi um pilar central para a Natura, mas inovar vai além de criar novos produtos. Trata-se de olhar para a diversidade de necessidades da nossa sociedade e desenvolver soluções que realmente façam a diferença na vida das pessoas, como é o caso da nossa linha recém lançado Tododia Jambo Rosa e Flor de Caju”, conta Aline Lima, Head de Diversidade, Equidade e Inclusão da Natura.

Durante o encontro, a marca levará ativações especiais ao público, além de conteúdos no digital, com destaque para a nova linha, celebrando a cultura afrobrasileira e a valorização da diversidade em todas as suas formas.

Marcando o início das atividades do Festival no Rio de Janeiro, a cantora Alcione faz uma apresentação musical de abertura com o cantor Mumuzinho, dando juntos as boas-vindas aos participantes da edição carioca. A ‘Dama do Samba’ será homenageada no primeiro painel com o Mumuzinho, a atriz Isabel Filardis, o idealizador, pesquisador e produtor do Negro Mundo, Pedro Rajão, e mediação de Aline Midlej.

Gilberto Gil, um dos maiores impulsionadores da cultura negra no Brasil, compartilha com Maju Coutinho sua trajetória e experiências de vida, que marcaram a música e a identidade brasileira, no painel ‘Tempo Rei, Tempo Gil’.

Discussões sobre a potência e a representatividade das narrativas negras nas diferentes manifestações culturais no país completam o dia, que terá um encerramento especial com a cantora Teresa Cristina.

Confira a programação completa no site do evento (https://somos.globo.com/negritudes/) e acompanhe toda a repercussão nas redes de Natura, através do @naturabroficial.

Tags

Autor