Com a chaminé já posicionada no teto da Capela Sistina, no Vaticano, os olhos do mundo se voltam para o conclave que irá definir o sucessor do Papa Francisco. Ao todo, 133 cardeais estão reunidos para a escolha do sucessor do Papa Francisco.
Durante o processo, os cardeais permanecem em completo isolamento, sem qualquer contato com o mundo exterior. Para garantir o sigilo absoluto, até bloqueadores de sinal de celular são instalados no local.
A tradicional fumaça que sai da chaminé informa ao público o andamento da eleição: se for preta, significa que ainda não houve consenso; se for branca, indica que um novo papa foi escolhido.
Confira abaixo os horários previstos, pelo horário de Brasília, para o término das votações do conclave e o possível momento em que a primeira fumaça deve sair da chaminé da Capela Sistina.
Previsão de horários
Quarta-feira (07/05)
- 11h30 – Entrada dos cardeais na Capela Sistina, juramentos coletivos e individuais. Após o fechamento das portas, há um discurso dentro da capela, abertura para possíveis perguntas e, em seguida, votação
- 14h – Previsão para que primeira fumaça saia da chaminé
Quinta-feira (08/05)
- 5h30 – Fim da primeira votação do dia; só haverá fumaça se de fato um nome for eleito
- 7h00 – Fim de segunda votação e, caso não haja papa, a fumaça preta sairá da chaminé
- 12h30 – Fim de votação; novamente, só haverá fumaça se de fato um papa for eleito
- 14h00 – Fim de nova votação e, caso não haja papa, a fumaça preta sairá da chaminé
Se o próximo representante da Igreja Católica não for eleito até quinta-feira, o conclave continuará com novas rodadas de votação nos dias seguintes.