Pode tomar proteína antes de dormir? Conheça principais benefícios

A proteína noturna não é só para quem quer músculos maiores. Ela também auxilia na recuperação muscular, especialmente após treinos intensos.

Publicado em 05/05/2025 às 21:39
Google News

Clique aqui e escute a matéria

Será que o segredo para turbinar seus ganhos musculares reside em um hábito simples: consumir proteína antes de dormir? A resposta, baseada em estudos recentes, é um sim!

No entanto, como tudo na ciência da nutrição, a história é um pouco mais complexa e merece uma análise aprofundada.

Alguns estudos apontam que o consumo de 40 gramas de proteína de caseína meia hora antes de dormir pode auxiliar no ganho de massa muscular, especialmente de quem pratica atividade física regularmente.

"No caso de quem treina e busca hipertrofia, oferecer proteína de boa qualidade antes de dormir como caseína, cottage, iogurte grego ou ovos, oferece aminoácidos durante o sono favorecendo a síntese de proteínas", diz a nutricionista Vanessa Furstenberger.

Já para quem não treina, a proteína também pode trazer saciedade e evita acordar a noite e beliscar besteiras.

"Pode melhorar a qualidade do sono, mas não gera crescimento muscular caso não tenha esse estímulo provocado pelo exercício", complementa a especialista.

Benefícios do consumo de proteína antes de dormir estão:

  • Estímulo da síntese muscular durante o sono que é o momento em que o corpo entra em recuperação e reconstrução muscular.
  • Recuperação da musculatura de maneira mais eficiente principalmente após treinos noturnos.
  • Preserva a massa muscular inclusive em dietas de déficit calórico.
  • Traz saciedade noturna
  • Estabiliza a liberação de insulina mantendo a energia mais estável.

A proteína noturna é um complemento, não uma solução mágica. Para resultados efetivos, é fundamental manter uma dieta equilibrada e praticar exercícios físicos regularmente.

Tags

Autor