10 livros brasileiros para ler antes de morrer

No dia 1 de maio também foi celebrado o Dia da Literatura Brasileira, além de comemorarmos o Dia do Trabalhador. Confira a seguir algumas obras.

Publicado em 05/05/2025 às 20:56
Google News

Clique aqui e escute a matéria

A literatura brasileira é rica em cultura e obras importantes. No último dia 1 de maio foi comemorado o Dia da Literatura Brasileira.

Sendo assim, confira a seguir as dez obras importantes para ler antes de morrer.

1. Dom Casmurro - Machado de Assis

Toda a obra de Machado é importante ao leitor brasileiro, no entanto, a história de Bentinho e sua desconfiança sobre a mulher Capitu e o amigo Escobar é considerado revolucionária por sua ambiguidade narrativa.

2. A Hora da Estrela - Clarice Lispector

A "história de uma inocência pisada, de uma miséria anônima", como descreveu a própria Clarice, é sua obra mais realista e popular, responsável por introduzir muitos ao universo desta escritora que tão bem narrou o íntimo feminino.

3. Grande Sertão: Veredas - Guimarães Rosa

O livro de Guimarães é considerado monumental e revolucionário por sua representação do sertão brasileiro em uma jornada épica de amor, amizade, sofrimento, luta e resiliência.

Ele continua gerando novas adaptações em diferentes formatos.

4. Vidas Secas - Graciliano Ramos

Outro livro que retratou o sertão de maneira singular, 'Vidas Secas' é a principal obra de Ramos e acompanha uma família forçada a fugir da seca e lutar por melhores condições de vida em um ambiente opressivo e extremo.

5. Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada - Carolina Maria de Jesus

Na obra profundamente impactante e de reconhecimento tardio, a autora narra, ao longo de cinco anos, sua vida como catadora de lixo lutando para manter três filhos na São Paulo da década de 1950.

6. Capitães da Areia - Jorge Amado

Talvez o livro mais famoso de Jorge Amado, Capitães da Areia conta a vida de jovens em situação de rua em Salvador na década de 1930 com um romance de formação repleto de sensibilidade.

7. As Meninas - Lygia Fagundes Telles

Dentre todos os romances da autora paulista, este talvez seja o mais definitivo.

Ele retrata um trio de mulheres universitárias em um pensionato de freiras em meio à opressão da ditadura militar brasileira.

8. O Cortiço - Aluísio Azevedo

Um clássico, como todos na lista, este romance denuncia as terríveis condições de vida de moradores de um cortiço no Rio de Janeiro no século 19, em meio a intrigas, traições e corrupções.

9. Triste Fim de Policarpo Quaresma - Lima Barreto

Um dos principais romances do pré-modernismo brasileiro, o livro mescla humor e drama ao acompanhar um major nacionalista no fim do século 19 que se ocupa de três projetos para defender a pátria.

10. Olhos D'Água - Conceição Evaristo

Única escritora viva dessa lista, Evaristo já conquistou o patamar de clássico em suas obras - em Olhos D'Água, faz uma coletânea de contos relatando em especial a vida de mulheres negras enfrentando a pobreza no Brasil.

Tags

Autor