Imperatriz das artes: 2º Edição da feira acontece neste mês de maio no centro do Recife
Sucesso em 2024, evento retorna ampliado, mas sem perder o propósito de ocupar o Centro do Recife com arte, comida, música e muito calor humano

Clique aqui e escute a matéria
Quem esteve presente na primeira edição, em setembro de 2024, saiu com aquele gostinho de “quero mais”. E não foi por acaso. A tradicional Rua da Imperatriz, no Centro do Recife, foi palco de uma festa linda, vibrante e cheia de significado. Agora, oito meses depois, a Feira Imperatriz das Artes retorna para fazer um dos corredores mais importantes da cidade pulsar novamente com arte, diversidade e alegria.
A segunda edição acontece no próximo sábado (10 de maio), das 13h às 20h, e promete matar a saudade com um verdadeiro banho de cultura pernambucana.
Com entrada gratuita, a Feira traz uma programação intensa e diversa: artesanato, gastronomia, shows, inclusão, literatura, moda autoral e muita representatividade. Tudo junto e misturado, do jeitinho que o público gosta em uma celebração da economia criativa local, com oportunidades de compra, troca de afeto e diversão para todas as idades.
“A Rua da Imperatriz carrega histórias, memórias e afetos. Desde a primeira edição, sentimos a força dessa ligação com o recifense e com os turistas. A receptividade foi emocionante. A nossa Feira é sobre reocupar esse espaço com vida, diversidade e esperança", afirma Odilon Lima, idealizador e um dos produtores da Feira, ao lado de Milena Gomes.
NOVIDADES
Para 2025, a Feira Imperatriz das Artes retorna ainda mais eclética. Apesar de manter o número de 100 expositores, o evento amplia sua curadoria, valorizando uma maior diversidade de linguagens artísticas e segmentos criativos como moda autoral, artesanato, artes visuais, literatura, fotografia, design e gastronomia.
A feira também reafirma seu compromisso com a inclusão social e valorização da cultura popular, contando com a participação de empreendimentos econômicos solidários, migrantes, refugiados, quilombolas e povos originários. O público terá a oportunidade de conhecer obras únicas, se divertir, trocar ideias e viver uma experiência cultural completa ao ar livre e de forma gratuita.
Os amantes da boa comida e das cervejas artesanais também têm motivos para comemorar: a feira reúne uma seleção especial da culinária pernambucana e quatro cervejarias artesanais locais.
ATRAÇÕES MUSICAIS
Um dos pontos altos da Feira é, sem dúvida, a programação musical. Com um olhar especial para a diversidade, a Imperatriz das Artes dá palco a vozes consolidadas e novos talentos da cena cultural pernambucana. A principal atração será a banda Bonsucesso Samba Clube. Também sobem ao palco, o Mestre Anderson Miguel, do Maracatu Cambinda Brasileira; O projeto feminino "Elas Cantam Reginaldo Rossi" (com Kelly Rosa, Sheila Toy, Michelle Monteiro, Edilza Aires e Amanda Ganimo), além de DJs animando os intervalos com sets dançantes e cheios de identidade.
Atenta ao perfil familiar do público, a edição 2025 contará com um espaço kids ampliado, garantindo conforto para os pequenos e tranquilidade para mães, pais e responsáveis. Também haverá um espaço PCD, com acessibilidade garantida, intérpretes de Libras nos shows e uma área VIP reservada em frente ao palco para pessoas com deficiência.
SOBRE A FEIRA
A Feira Imperatriz das Artes é uma criação coletiva, idealizada e produzida por Milena Gomes e Odilon Lima, que também atuam na defesa dos Direitos Humanos, Cultura e Democracia. A realização é viabilizada através da captação de recursos por meio de editais de cultura.
Esta edição conta com incentivo da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Governo Federal e do Ministério da Cultura, por meio da Prefeitura do Recife, com execução da Fundação de Cultura da Cidade do Recife e da Secretaria de Cultura do Recife.
SERVIÇO
Feira Imperatriz das Artes / 2025
- Data : 10 de maio (sábado)
- Horário : 13h às 20h
- Local : Rua da Imperatriz, Bairro de São José – Recife
- Ingresso : Entrada gratuita
- Mais informações: @feiraimperatrizdasartes (Instagram)