exposição

"DE TANTO OLHAR VI" apresenta obras inéditas de Rinaldo Silva

Nova exposição do artista plástico Rinaldo Silva, na Arte Plural Galeria (APG), após um intervalo de seis anos sem participar de mostras individuais

Cadastrado por

Alice Lins

Publicado em 30/04/2025 às 19:33 | Atualizado em 30/04/2025 às 19:42
Obra do artista plástico Rinaldo Silva - Rinaldo Silva

O exato instante que define o momento do olhar como forma de aprisionamento do tempo é algo que sempre inquietou o artista plástico Rinaldo Silva.

Ao completar 50 anos de trajetória artística, ele expressa essa preocupação em obras inéditas que estarão na exposição "DE TANTO OLHAR VI", na Arte Plural Galeria (APG). A abertura, para convidados, será no dia 6 de maio, às 18h.

O público poderá conferir, gratuitamente, a partir da quarta-feira (7 de maio). A APG fica na Rua da Moeda - 140, no Bairro do Recife e funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados, das 14h às 18h.

Após um hiato que durou seis anos, Rinaldo Silva retoma à uma exposição individual na APG com cerca de 20 obras, entre telas, desenhos e cerâmicas que levam a uma reflexão sobre o tempo. Como destaque, um conjunto de pinturas – "PAPA RISO"; "BERRO RI"– feitas em 1986 e que, quase 40 anos depois, se apresentarão integradas a releituras atuais.

“Vivenciamos um excesso de olhar e isso, sem dúvida, nos aprisiona no tempo. Esse olhar nos finca em um momento, coloca o nosso simbólico nessa visão que levamos para o futuro”, diz Rinaldo Silva, ressaltando que sua ideia é estimular uma reflexão, possibilitando uma nova oportunidade de “salvaguardarmos novas memórias, dando um novo tempo àquilo que enxergamos”.

Obra do artista plástico Rinaldo Silva - Rinaldo Silva

Na exposição, ele expressa, ainda, sua trajetória pernambucana, a partir de recordações da vivência familiar no Agreste pernambucano e sua atuação profissional como geógrafo de formação, interagindo com arqueólogos que fizeram registro de pinturas rupestres no Sertão do Estado. “Vou buscar inspiração também na arte popular, nas nossas raízes culturais”, explica Rinaldo.

Com quase cinco décadas de carreira, Rinaldo Silva participou de várias exposições internacionais, na Itália, França, México, Estados Unidos e Equador, entre outros países. Nascido em São Paulo, fincou raízes no Recife ainda bebê de 9 meses, começando a pintar aos 13 anos.

Graduado em Artes Plásticas pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), recebeu diversas premiações por seu trabalho, o primeiro deles aos 19 anos, como o artista mais promissor de Pernambuco do Salão de Artes do Museu do Estado.

Reconhecida por incentivar o cenário cultural de Pernambuco, vem contribuindo para a formação de um polo de produção, discussão, debates e encontros em torno do amplo mundo das artes.

Serviço

Tags

Autor