Bem-estar

Ritual de 3 minutos muito fácil para virar a chave mental antes do feriado

Com esses gestos simples e eficazes, é possível ativar a pausa necessária para enfrentar as pendências do dia a dia e finalmente aproveitar o feriado!

Cadastrado por

Bianca Tavares

Publicado em 28/04/2025 às 10:49 | Atualizado em 28/04/2025 às 11:10
Confira os benefícios e como usar o óleo de lavanda no cabelo. - Freepik

Os brasileiros só pensam nele: o feriado!

Essa semana já tem mais um para a conta, mas antes de entrar no modo automático tentando dar conta de todas as pendências antes de, finalmente, descansar, o corpo e a mente aceleram ainda mais para dar conta de tudo.

Pensando nisso, a aromaterapeuta, perfumista botânica, naturóloga e especialista em neurociência Daiana Petry propõe uma solução simples e natural: ativar o "botão de pausa interno" usando o poder do óleo essencial de lavanda.

Como a Lavanda age no corpo e na mente?

"A lavanda é como um abraço químico para o sistema nervoso", explica Daiana. "Seu aroma é detectado por receptores olfativos que enviam sinais diretos para o sistema límbico, região do cérebro responsável pelas emoções. Em minutos, é possível reduzir a atividade do eixo estresse-alerta e favorecer estados de relaxamento e segurança."

Segundo a especialista, usar o óleo de lavanda como parte de um ritual pré-feriado pode potencializar o efeito de desligar a mente do trabalho e preparar o corpo para o descanso em um método simples.

“Em um pedaço de algodão bastar pingar uma ou duas gotas do óleo essencial de lavanda, aproximar o pedaço de algodão do nariz e inspirar profundamente três vezes, visualizando cada inspiração como um convite ao descanso”, ensina Daiana.

Leia Também

“Esse pequeno gesto é mais poderoso do que parece: respirando o óleo já é possível, literalmente enviar uma mensagem bioquímica ao cérebro para sair do modo luta e entrar no modo regeneração”, afirma a especialista.

Dicas extras para prolongar a calma

Além do uso do difusor, Daiana ensina mais três truques extras para prolongar a sensação de calma.

“Basta misturar 10 gotas de óleo essencial de lavanda em 100ml de sabonete líquido neutro e aplicar na hora do banho ou pingar 6 gotas do óleo essencial de lavanda em 30ml de óleo vegetal de preferência e aplicar no corpo após o banho, massageando suavemente nos pontos de maior tensão, como ombros e região lombar ou ainda, preparar um spray de ambientes para o quarto: Em 100ml de álcool de cereais, adicionar 50 gotas do óleo essencial de lavanda, misturar bem e borrifar na cama, travesseiro e/ou quarto para criar um ambiente de calma e leveza”, ensina.

Efeito comprovado pela neurociência

E tudo isso é comprovado por pesquisas em neurociência que mostram que o linalol, um dos principais compostos da lavanda, atua modulando neurotransmissores como o GABA, promovendo efeitos ansiolíticos e sedativos naturais.

“Em outras palavras, a lavanda ajuda o cérebro a lembrar que está tudo bem relaxar — algo que nem sempre conseguimos fazer sozinhos”, diz Daiana, que completa: “A lavanda está aí para lembrar que o descanso começa por dentro”.

Tags

Autor