Dicas

Amor online: pesquisa indica que relacionamentos iniciados na internet tendem a ser mais duradouros e estáveis

O estudo buscou entender como as relações amorosas que começam no ambiente digital evoluem ao longo do tempo. Veja todos os detalhes

Cadastrado por

Catêrine Costa

Publicado em 23/04/2025 às 19:30
Imagem de um casal feliz abraçado e brindando com taças de espumante em casa - iStock

Se em um passado não tão distante os encontros online eram vistos com certo preconceito, hoje essa realidade mudou, e muito. A praticidade de se conectar virtualmente facilita a identificação de interesses em comum, o que pode aumentar as chances de um relacionamento bem-sucedido. É o que revela uma pesquisa realizada pelo MeuPatrocínio, com a participação de 1.200 usuários da plataforma, que é pioneira em relacionamentos Sugar na América Latina.

O estudo buscou entender como os relacionamentos que começam no ambiente digital evoluem ao longo do tempo e quais fatores contribuem para sua estabilidade e longevidade. Confira o resultado:

Para 59% dos entrevistados (708 pessoas), a possibilidade de alinhar expectativas desde o primeiro contato é o principal diferencial dos relacionamentos iniciados online. Já para 28% (336 pessoas), a praticidade de conhecer alguém sem sair de casa, economizando tempo e evitando frustrações comuns nos encontros presenciais, é o fator mais relevante na escolha pelo ambiente virtual. Por fim, para 13% (156 pessoas), a variedade de perfis disponíveis aumenta as chances de encontrar alguém realmente compatível com seu estilo de vida e objetivos.

O levantamento reforça os resultados de um estudo conduzido por pesquisadores da Universidade de Chicago (UChicago), publicado pela Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos. A pesquisa concluiu que os relacionamentos amorosos iniciados na internet têm mais chances de durar e proporcionar felicidade ao casal.

De acordo com o estudo, apenas 6% dos casais que começaram a se relacionar online passaram por uma separação, enquanto 7,6% dos que se conheceram pessoalmente já terminaram. Além disso, o índice de satisfação no casamento é um pouco mais alto entre os casais que se conheceram pela internet: 5,64 contra 5,48.

O grupo entrevistou mais de 19 mil casais (19.131, mais precisamente) que se casaram entre 2005 e 2012, dos quais 45% se conheceram online. A conclusão foi clara: o tradicional início de relacionamento está ficando para trás. Casais que se conheceram pela internet, especialmente em sites de relacionamento, apresentaram maiores chances de construir um casamento duradouro do que aqueles que se conheceram por meio de amigos em comum ou em ambientes sociais.

"Com a rotina cada vez mais tomada por compromissos de trabalho e estudos, o tempo dedicado ao lazer acaba ficando em segundo plano. Nesse cenário, conhecer alguém pela internet deixou de ser visto com preconceito e passou a ser uma opção extremamente atrativa. Além da praticidade, o ambiente online permite interações mais profundas desde o início, facilitando o conhecimento dos gostos, valores e características de um possível parceiro", comentou Caio Bittencourt, especialista em relacionamentos do MeuPatrocínio.

Tags

Autor