CINEMA

6 filmes que falam sobre Papa, Vaticano e Igreja Católica

Morte do Papa Francisco leva o Vaticano ao centro do mundo — e relembra como o papado já foi retratado em diversas obras do cinema.

Cadastrado por

Samara Cinobio

Publicado em 22/04/2025 às 8:16 | Atualizado em 22/04/2025 às 8:21
Ralph Fiennes como o cardeal Lawrence no filme Conclave. - Foto: Divulgação/Focus Features

Com a notícia do falecimento do Papa Francisco na madrugada desta segunda-feira (21), o Vaticano se tornou o centro das atenções globais, mobilizando os preparativos para o funeral do pontífice e os subsequentes procedimentos de sucessão.

Contudo, além do noticiário e das discussões online, a figura do Bispo de Roma — seja Francisco, Bento XVI ou o próprio cargo papal — já marcou presença no cinema em diversas ocasiões, servindo como tema central de várias produções.

Diante desse cenário, compilamos uma lista de seis obras cinematográficas que exploram a Igreja Católica e o papado como foco principal de suas narrativas, transitando entre representações reais, ficcionais e inspirações em eventos verídicos.

1. Conclave (2024)

Com a morte do Papa, o cardeal Lawrence reúne um grupo de sacerdotes para eleger seu sucessor. Cercado por líderes do mundo todo nos corredores do Vaticano, ele descobre uma trilha de segredos profundos que podem abalar a própria fundação da Igreja.

2. Dois Papas (2019)

O cardeal argentino Jorge Bergoglio está decidido a pedir sua aposentadoria, devido a divergências sobre a forma como o papa Bento XVI tem conduzido a Igreja.

Com a passagem já comprada para Roma, ele é surpreendido com o convite do próprio papa para visitá-lo. Juntos, eles precisam superar suas diferenças e construir um novo caminho para a Igreja Católica.

3. O Sequestro do Papa (2023)

Em 1858, no bairro judeu de Bolonha, os soldados do Papa invadiram a casa da família Mortara. Por ordem do cardeal, vieram levar Edgardo, seu filho de sete anos. A criança foi batizada secretamente por sua babá e a lei papal é inquestionável.

4. Habemus Papam (2011)

Após a morte do Papa, o conclave do Vaticano se reúne para escolher seu sucessor. Após várias votações, enfim há um eleito. Os fiéis, amontoados na Praça de São Pedro, aguardam a primeira aparição do escolhido (Michel Piccoli), mas ele não vem a público por não suportar o peso da responsabilidade. Tentando resolver a crise, os demais cardeais resolvem chamar um psicanalista (Nanni Moretti) para tratar o novo Papa.

5. A Papisa Joana (2009)

Segunda a lenda, teria existido uma mulher que chegou ao mais alto poder da igreja Católica: Se tornar papa. Johana von Ingelheim (Johanna Wokalek) teria sido a única menina a se formar na escola religiosa na Catedral de Dorstadt.

Apesar de estar apaixonada pelo monge e médico Gerold (David Wenham), ela decide que devia seguir seu destino de fé e, para conseguir ser independente em Roma, cria a identidade de John Anglicus.

6. Papa João Paulo II

João Paulo II, também chamado de São João Paulo II, Magno; em latim: Ioannes Paulus PP. II; em italiano: Giovanni Paolo II; em polonês/polaco: Jan Pawe II, nascido Karol Józef Wojtya, foi o Papa e Chefe da Igreja Católica de 16 de outubro de 1978 até a data de sua morte.

Tags

Autor

Veja também