Com a morte do Papa Francisco, quem administra o Vaticano? Saiba como funciona
Papa Francisco faleceu nesta segunda-feira, 21, aos 88 anos; Pontífice já vinha passando por problemas de saúde nos últimos meses

Clique aqui e escute a matéria
Com a morte do Papa Francisco, confirmada nesta segunda-feira, 21, muitos agora se perguntam sobre quem administra o Vaticano. A resposta está na figura do cardeal carmelengo.
Oficialmente, com a morte de um papa, o trono de São Pedro é considerado vacante. Com isso, cabe ao cardeal carmelengo administrar o Estado da Igreja Católica.
Cabe ao carmelengo, por exemplo, ajudar na transição da Igreja e na realização do Conclave. Contudo, importante lembrar que a figura do carmelengo te, funções “apenas” administrativas do Vaticano. Ele quem cuida dos bens e tesouro do Estado.
O carmelengo é também quem atesta e comunica a morte do papa, como já feito.
Carmelengo é papa interino?
O carmelengo não pode, assim, decidir sobre assuntos da Igreja como um todo. As questões papais são debatidas a partir de agora pelo Colégio de Cardeais, que hoje é composto por 252 integrantes, sendo 138 abaixo de 80 anos, que são aqueles elegíveis para serem o próximo papa.
O colégio é quem decide sobre assuntos sobre a doutrina da igreja, por exemplo. Essas decisões podem ocorrer antes mesmo dos nove dias de luto pela morte de Francisco.
Quem é o carmelengo?
Hoje, a função do cardeal carmelengo é exercida pelo irlandês Kevin Joseph Farrell. Ele quem comunicou o falecimento de Francisco nos canais oficiais do Vaticano.