Sábado de Aleluia é feriado? Entenda

O Sábado de Aleluia é uma data marcada pelo silêncio, pela espera e pela preparação espiritual para o dia da ressurreição de Cristo.

Publicado em 19/04/2025 às 9:30
Google News

Clique aqui e escute a matéria

O Sábado de Aleluia, que sucede a Sexta-Feira Santa e antecede o Domingo de Páscoa, é uma data marcada pelo silêncio, pela espera e pela preparação espiritual para o dia da ressurreição de Cristo.

Para os cristãos, é um dos momentos mais reflexivos da Semana Santa. Mas afinal, esse dia é feriado no Brasil? Confira abaixo.

Sábado de Aleluia é feriado?

A resposta é: não, o Sábado de Aleluia não é feriado nacional, embora seu significado religioso seja bastante relevante.

No calendário oficial brasileiro, reconhecido pela legislação federal, o único feriado da Semana Santa é a Sexta-Feira da Paixão (também chamada de Sexta-Feira Santa), celebrado dois dias antes.

O que diz a lei?

De acordo com a Lei nº 10.607/2002, que trata dos feriados nacionais no Brasil, o Sábado de Aleluia não está incluído na lista oficial.

Isso significa que, em regra, não há obrigação legal de folga nesse dia, e as empresas podem funcionar normalmente, exceto se houver determinação em leis estaduais ou municipais..

Comércio e serviços: como funciona?

Na prática, o Sábado de Aleluia costuma ter um funcionamento semelhante ao de um sábado comum, com o comércio aberto e os serviços públicos funcionando parcialmente.

Bancos, por exemplo, normalmente já não operam aos sábados, e repartições públicas seguem o ritmo habitual.

Celebrações religiosas e tradições populares

Mesmo sem status de feriado, o dia é marcado por diversas manifestações culturais e religiosas, como a tradicional Vigília Pascal, celebrada à noite nas igrejas, e, em algumas regiões do Brasil, a polêmica Malhação do Judas, prática popular que representa simbolicamente a punição do traidor de Jesus.

 

 

 

 

Tags

Autor